terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Família-ê Família-a Família!

Logo que voltei de férias, mandei a seguinte mensagem para toda a minha família:

Olá bem-amados
O ano está começando e vai ser muito especial pra mim. Pelo menos, neste primeiro semestre. Como alguns já sabem, mas a maioria acho que não, estou inscrita no Ironman de Florianópolis que acontecerá no próximo dia 30 de maio. O Ironman é uma prova de triathlon com as seguintes distâncias: 3,8 km de natação + 180 km de bike + 42 km de corrida. Para dar conta desse desafio vou ter de treinar muito, me alimentar como uma espartana, dormir cedo. Nada que eu já não faça. Mas vai ser mais radical ainda. Gostaria então de contar com o apoio, a torcida e a compreensão de vocês. Peço, de antemão, que me perdoem se eu não comparecer às festas, jantares, aniversários e outras comemorações. Para quem quiser me acompanhar tenho escrito um blog sobre o tema – http://ironmanumainsanidade.blogspot.com/ e já tenho vários seguidores, inclusive da nossa tribo.

Claro, a coisa mais legal do mundo seria ter vocês lá no dia, naquela torcida!

Muito bem. Qual não foi minha surpresa quando, alguns dias depois, eu soube que meu pai e meu marido estavam organizando a excursão para Floripa. Já estão de passagens compradas e hotel reservado! Meu pai, minha mãe, meu sogro, minha sogra, meu marido e meus quatro filhos estarão Jurerê no dia 30 de maio. Eu não poderia ter estímulo maior do que esse para me dedicar aos treinos.

O que mais me deixa feliz é que, embora eles tenham apenas uma vaga idéia do que seja uma prova como Iron, eles perceberam como isso é importante pra mim.

Cada um deles tem um jeito acompanhar essas minha aventuras.

Meu pai
Gosta de esportes, sempre gostou e incentivou todos os filhos a praticá-los. Na infância e na adolescência era nosso parceiro de volei, volei de praia, taco, basquete, ping pong... o que fosse! Desde que comecei a participar de provas ele se interessa em ouvir meus relatos e saber meus resultados. Conta para minha avó, meus tios e para seus amigos sobre as minhas façanhas. Sinto que ele realmente se orgulha de mim!  E eu a-do-ro que ele acompanhe.

Minha mãe
Nunca gostou de competir, ficava fora desses nossos jogos, mas gosta de assistir. Embora eu perceba que ela, como boa parte dos Rosenbergs (sou Rosenberg Aratangy), fique intrigada com este meu lado esportivo, e ainda não entenda completamente do que se trata, também me apóia, pois percebe que é algo maior que uma simples atividade física. Ela sacou que existe uma experiência emocional intensa nessa brincadeira.


Meus sogros
Esta é uma boa dupla de torcedores. Também, do jeito deles, sem ainda compreender totalmente essa maluquice, eles se empolgam e torcem. Acompanharam minha prova em Clearwater pela internet, na maior atenção. Meu sogro já foi até fotografar treino nosso na estrada! Tenho certeza de que a torcida deles em Floripa vai ser barulhenta e vibrante!




Meu marido
Depois de passar um ano inteiro azucrinando por causa dos meus treinos de triathlon - " Cinco horas de manhã! Isso é hora de treinar? Você está ficando maluca!", de desprezar a speed "MTB é muito mais legal", de desdenhar a corrida "não sei como você aguenta! Muito chato, esse negócio de correr!" enfim, ele percebeu que era pura inveja e começou a treinar também.  Por um lado foi bom, porque finalmente ele entendeu. Por outro... combinar os treinos e não prejudicar o convívio com os filhos, ficou mais complexo.
Mas este ano ele prometeu me apoiar nos treinos para o Iron (e, mais do que isso, não reclamar!). Até agora, cumpriu a promessa e, tenho certeza de que sem a compreensão e a ajuda dele eu não vou conseguir fazer tudo que tem de ser feito para chegar lá.

Filhos
Os quatro têm orgulho da mãe triatleta. Não posso voltar de uma prova sem troféu, que eles ficam decepcionados e pedem explicações! (É relativamente fácil ganhar troféu na minha categoria, sabem... dificilmente tem mais de 6 competidoras!).Todos já assistiram provas e até participaram de algumas corridas. Sabem que o treino é parte da minha rotina e estão acostumados. Expliquei que este ano vai ser um pouco diferente e que eles vão me ver menos aos finais de semana. Em compensação, estarão lá, para (oxalá!) cruzarem a linha de chegada comigo.

Amigas
Além dessa trupe tenho três amigas que trabalham comigo - que estão a milhas de distância de qualquer esporte competitivo - mas se animaram a ir. Fiquei muito contente e tenho certeza de que elas irão se surpreender.

Isso sem falar na Gra, mais do que uma amiga e torcida, minha escudeira, que deverá fazer o apoio logístico durante a prova. Imprescindível!

Não sei quanto a vocês mas, para mim, saber que essas pessoas queridas estarão lá compartilhando uma experiência tão importante como essa, não só me deixa com um tremendo senso de responsabilidade mas, principalmente, me enche de alegria. Acho que nossos laços se estreitarão ainda mais. É aquela história: inscrição para o Iron - U$ 500, passagem aérea R$ 250, ter a sua família na linha de chegada: não tem preço!



7 comentários:

  1. Caramba, que apoio legal. Fundamental.
    Sucesso, estou na torcida.

    ResponderExcluir
  2. Família é tudo... Sem família que seria de nós... obrigado por partilhar este texto

    ResponderExcluir
  3. É isso ai, querida, te entendemos, ou melhor, tentamos entender essa "insanidade" mas será com o maior prazer que estaremos lá torcendo por voce. bjs da Vó Irene

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela linda família! Tenho certeza que com todos eles lá, as barrinhas, gel, malto, BCAA´s etc etc etc serão apenas mais uma fonte de energia, porque A MAIOR DELAS É ESSA, e tenho certeza que todos estarão presentes em cada braçada, pedalada e passada desse grande desafio.
    Estarei na torcida daqui.
    Definitivamente, uma verdadeira IronMOM!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    descobri seu blog por acaso...e já pelo nome vi que temos algo em comum....nosso primeiro IRON em 2010 e o apoio de nossas familias...
    isto é primordial, pois sem estes seria dificil até mesmo sair de casa pra treinar...
    parabéns boa sorte e dia 30 de maio estaremos lá, alinhados para esta largada e nossas familias esperando nossa chegada..

    Vou passar por aqui para ler seus relatos, pois é muito dificil este nosso dia a dia..
    em meu blog, tento passar de uma maneira engraçada (gaúchesca) os sofrimentos, as felicidades de ser um Pré-Ironaman...

    Parabéns e força....

    ResponderExcluir
  6. Conte com a família virtual pro que der e vier. Acredito que nem os laços de sangue superam a vontade e intimidade dos que nos escolheram como amigos. Essa é a família que escolhemos e nos escolheu! Beijos, vai pra cima, MAA

    ResponderExcluir
  7. Claudia! Que lindo texto ! Que linda família!!!
    dia 30/5 vou conhecer todos eles de uma vez só ! e depois da chegada vamos comemorar muito! e tomar todos os vinhos e espumantes que deixamos de lado por alguns meses...Não vejo a hora !

    um beijo!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós. Escreva-a! Caso queira uma resposta, escreva para clauarat@gmail.com