segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Super 12 horas de Ciclismo - não faltam críticas

Embora no meu post anterior eu tenha feito um relato light sobre a prova, acho importante deixar registrados os inúmeros problemas que ocorreram:
1. Falta de iluminação - os holofotes, poucos, eram mais do que inúteis - atrapalhavam. E não venha dizer que estavam todos de farol. O melhor deles ilumina a 3 metros de distância, no MÁXIMO. Ciclista precisa enxergar mais longe ou não tem tempo de se desviar.
2. Falta de sinalização - os cones não brilhavam. Muita gente trombou com eles.
3. Falta de staff - não tinha quase ninguém ao longo do percurso.
4. Falta de segurança - a polícia só apareceu depois que aconteceram alguns incidentes e, mesmo assim, era pouco efetivo.
5. Informações desencontradas - a respeito da classificação, das regras, dos tempos. Ze Eduardo e Faustolo estavam na frente da dupla que ficou em terceiro e eles não foram classificados nem em primeiro nem em segundo!
6. Vários trechos perigosos, com asfalto mole, buracos, materiais cortantes ou perfurantes ao lado da pista.

Eu vi a ambulância sair pelo menos cinco vezes. Muita gente se machucou. Alguém poderia ter morrido. Foi uma irresponsabilidade fazer uma prova num lugar como aquele. Nós fomos devagar, pedalamos sozinhas e tomamos o máximo de cuidado possível. Mesmo assim, poderíamos ter sofrido algum acidente. Foi sorte.
Pergunta: como é que a Federação de Ciclismo autorizou esta prova??

2 comentários:

  1. Pois é Clau. Conversei essa manhã com a Thelma para saber como estava o amigo dela. Ouvi falar desse acidente em que dois ciclistas bateram de frente, não sabia que era ele. Falei com ela que essa noite irei postar minhas opiniões sobre a organização desta e outras provas. Bjo Marcos

    ResponderExcluir
  2. Oi Clau...
    Fico feliz por vocês, pelo primeiro lugar e principalmente por terem passado por essa incólumes. Apesar da euforia inicial quando anunciaram a prova, decidimos não fazer a inscrição, já que ninguém conseguia garantir que ela iria realmente acontecer. Ouvi dizer que os prejuízos não foram poucos, que pelo menos 3 bikes inutilizadas. Isso é pouco se levarmos em conta alguém com ferimentos mais sérios. De qualquer forma, parabéns, o que não nos mata nos fortalece!!
    Beijo grande

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós. Escreva-a! Caso queira uma resposta, escreva para clauarat@gmail.com