sábado, 20 de fevereiro de 2010

Triatletas, corredores e blogueiros



Comecei este blog em junho do ano passado, despretensiosamente, por sugestão da Ana Castro, uma amiga jornalista, superantenada nessas questões internéticas. Gosto de escrever, disse a ela que iria registrar minha preparação para o Iron e, quem sabe, publicar um livro. Ela me perguntou: por que não escreve um blog? Assim você já vai colocando os texto à prova.
Pensei comigo que não iria mesmo fazer muita diferença. Afinal, já que iria escrever, por que não botar na roda?
Desde então, já se vão mais de seis meses e de 80 posts. Embora não tenha desistido da idéia inicial, a experiência de postar textos na web acabou me surpreendendo em vários aspectos.
Logo descobri que minha idéia não era original. Atletas amadores e profissinais têm seus blogs sobre corridas ou triathlon e a maioria deles frequenta os blogs dos outros. Sinceramente, não pensei que tantos atletas gostassem de escrever e de ler.
Há também aqueles que não escrevem, mas que gostam de ler e seguir o dia a dia de seus semelhantes.
Aos poucos, fui descobrindo e sendo descoberta por essa turma. Identifiquei-me de imediato com muitos deles. As dúvidas e ansiedades eram irmãs das minhas, os temas dos posts, inspiração para os meus. Comecei a aguardar com ansiedade a chegada de um comentário e a fazer questão de comentar todas vez que lia um texto que me fazia rir, pensar ou me emocionar. Tento descobrir um pouco sobre cada novo seguidor que aparece e, às vezes, me surpreendo mais ainda, quando descubro que a pessoa não segue blog de esportes, só o meu! Fico intrigada: como essa pessoa chegou aqui?
Também divulgo meus posts no facebook e no twitter. Assim, alguns amigos e familiares começaram a me acompanhar.  Gente do local onde trabalho, que nunca imaginei que iria se interessar pelos assuntos que trato, vem às vezes comentar comigo alguma coisa.
Algumas das pessoas dessa rede, embora eu nunca as tenha visto, ficaram próximas: 
Xampa, Corredor - um corredor que logo logo vai virar triatleta, no seu blog leio texto com informações técnicas, sobre lesões, além de suas, sempre divertidas reflexões pessoais.
Blog do Rodrigo - uma personalidade dupla como eu. Adorei a combinação de música e triathlon que ele faz. E escreve bem!
Marcos Amaral, santista,  do Triphilosofia - um provocador. Sua autodefinição no perfil, já mostra a que veio. Gosto da variedade dos seus posts.
Rafael Farnezi - este vai longe na vida de esportista. Seu blog capricha nas fotos e na variedade de temas. Detalhista, meu deu um monte de dicas pra cuidar do meu pé dormente.
Carlos Lopes, de A minha corrida, é de Portugal! Fiquei honradíssima de ter visitantes de além mar. É um barato saber das provas de Portugal e ler os relatos que tem muitas semelhanças com os nossos, mas algumas curiosas diferenças.
Dois dos leitores/escritores conheci pessoalmente, por causa do blog - Rafael Pina - que escreve seus invejáveis Relatos de Resistência, direto da Ironland e o Fabio Martins do Long Walk - esse, meio bissexto, só escreve de vez em quando. Também conheci o Mauricio que é um dos meus leitores e, segundo ele, um seguidor anônimo, que conversou comigo em Pira. Com o Rafael e o Fabio, até treinei! Não é o máximo?
Decidi escrever este texto porque ao checar meu twitter descobri um outro triatleta blogueiro que fez um post que me emocionou: o Daniel Blois, e seu correndo na frente. Obrigada de novo, Daniel!

Tenho aprendido muito com todas essas trocas. Às vezes não consigo ler tudo que gostaria ou comentar com o cuidado ou dedicação que o post mereceria mas, bem, vocês sabem, vocês são justamente os que melhor podem compreender, o esforço que a gente tem de fazer para caber tudo nessa nossa vida insana. A gente faz o que pode.

Obrigada, pessoal. Por favor, continuem lendo, escrevendo, comentando. Espero conhecê-los pessoalmente e, quem sabe, treinamos juntos.

9 comentários:

  1. Bem.... palavras para que?... como nós falamos aqui, fiquei com agua na boca, ver e saber que vc visita o meu blogue. Existem algumas diferenças entre Portugal e o Brasil, falamos a mesmo língua, mesmo nisso existe diferenças. Vivi 7 meses no Rio, acredita amiga, foi das melhores experiências que tive. Esse foto que tens minha é na Meia Maratona do Rio de Janeiro de 2008... ficara para sempre no coração.

    ResponderExcluir
  2. claudia, muito legal o seu post. muito obrigado por falar do blog q escrevo, para mim é puro prazer, vontade de trocar informações e ler sobre o que outros pensam.
    valeu !!!!
    ainda mais por ter colocado outros blogs, agora tenho mais coisa para ler.
    ah, eu já corri uma vez com o carlos lopes, mas o portugues é voador e me deixou a ver navios, hehehehe

    ResponderExcluir
  3. Oi Claudia, ganhasse mais um seguidor, teu texto é um espelho do que eu pensava quando criei o meu blog, realmente achava que seria um diario publico, mas me surpreendi com pessoas que nunca conhecia me dando força, comentando, seguindo. Sem contar a ansiedade de ver um comentário em um novo post, em ver mais um seguidor e querer entender porque ele esta seguindo uma atleta tão simples.
    Estou sempre de olho nos blogs que sigo, lendo tudo mesmo. Enfim, tu sintetizou perfeitamente o que penso e sinto em relação ao blog, hoje ele é parte da minha vida.
    Quando tu lançar o livro ja tens uma venda garantida, só que queria se possivel autográfado :D

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Claudia!!!!! Puxa vida, fiquei extramamente feliz pela lembrança e a citação do meu blog. Tenha certeza que a admiração é recíproca. Seus relatos são ótimos, aliás, li sobre sua primeira prova, ri muito,pois foi exatamente assim comigo tbm!!! além da história da camiseta que é engraçadíssima...haha Muito legal!
    Obrigado mais uma vez e obrigado por postar tanta coisa legal!
    Abração e fique com Deus

    ResponderExcluir
  5. Beleza de post, cláudia. Muito legal. Às vezes penso se é treinar pra escrever ou escrever pra treinar ;-)

    Abraço e vamos com tudo pra dia 30 de maio !!!!

    ResponderExcluir
  6. Se eu pudesse me apoderava do texto! Obrigado você, MAA.

    ResponderExcluir
  7. Ah, que post bacana! Fiquei feliz por ser um desses seguidores (quase) anônimos que alegram o seu dia com comentários bobos aqui. Um dia nos encontramos correndo em algum parque dessa SP caótica!
    Abraços e bons treinos.

    ResponderExcluir
  8. De todos os homenageados com esse post, faltou meu comentário. Há pouco mais de 1 semana tornei-me seu fã e acabo de entrar para a fila do "livro autografado". Muito honrado em estampar junto à minha filhota, a página do seu blog. Acabei de me inscrever para a Penha. Ainda pego umas dicas com você. Um grande abraço.

    Daniel

    ResponderExcluir
  9. Estamos todos no mesmo barco: a paixão pelos esportes!

    Sucesso!

    Abraços!
    Rodrigo Stulzer
    transpirando.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós. Escreva-a! Caso queira uma resposta, escreva para clauarat@gmail.com