quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Amarga derrota

Já escrevi algumas vezes neste blog sobre competir. E, nesses textos, falei de passagem sobre perder. De passagem mesmo porque desde que comecei a competir na vida adulta não passei por nada que pudesse lembrar uma derrota. Escrevo isso sem nenhuma arrogância. É verdade. Como a competição é mais do que qualquer coisa, comigo mesma e com os desafios aos quais me proponho, toda vez que me posiciono na largada, já me sinto uma vencedora (a Thelma escreveu belamente sobre isso no blog dela). Na linha de chegada, salvo um DNF que me aconteceu no meu primeiro Troféu Brasil por conta de um pneu furado, minha experiência também tem sido bem sucedida.
Mas nem só de trathlon vivemos nós e as derrotas podem acontecer em outros departamentos da vida. E serem muito mais penosas.
Eis que estou me havendo com uma derrota acachapante. Não foi nocaute. Foi por pontos. Veio aos poucos, se configurando um pouco a cada semana. A cada direto de direita que eu levava, ficava meio atordoada, tentava me recompor, mas percebia que a vitória estava ficando mais difícil.
Chega de tergiversar: a triste notícia é que meu filho mais velho levou pau na escola. Para qualquer mãe, isso já é duro, mas, pra mãe educadora, é o pior dos mundos.
Trata-se do meu mais velho, que está com 16 anos, idade em que os hormônios aceleram sua influência no comportamento na mesma medida em que os neurônios desaceleram em competência. Ano passado, no 1º do Ensino Médio, depois de empurrar com a barriga dois trimestres e meio, ele fez um certo esforço e passou por um triz, já na prorrogação. Na ocasião, fui muito clara: "Espero que você tenha aprendido a lição certa - não deixar as coisas se acumularem - e não a errada - 'passei um sufoco, mas no fim do tudo dá certo'." Pelo jeito, ele aprendeu a errada. Começou o ano "na flauta" e os problemas foram crescendo.
Desde abril - quando recebi o primeiro boletim e conversei com a coordenadora da escola dele - que venho apertando o cerco, tentando acompanhar mais de perto. E como é difícil.
O menino não tem nenhum problema, déficit de aprendizagem ou coisa que o valha. Não. Simplesmente não percebeu, ainda, que precisa começar a tomar as rédeas da própria vida. Na vida adulta, explicar pro chefe que você não terminou seu trabalho porque acabou o papel da impressora, ou porque alguém de sua equipe esqueceu de fazer uma parte ou porque a janela estava aberta e o vento levou...não cola!
Fiquei em cima - colocava um celular pra despertá-lo e ia com outro ao treino da madrugada, se ele não me ligasse na hora em que devia acordar eu parava no meio do treino pra tirá-lo da cama. Contratei um professor particular para dar umas aulas de reforço, limitei ainda mais os horários de computador e as saídas noturnas "para balada" foram pouquíssimas ao longo do ano. Não foi suficiente. Tivemos discussões horrorosas, brigas homéricas. Quando o trimestre foi terminando e as provas finais se aproximando, ele insistiu para que o deixasse fazer as coisas do seu jeito, que tudo iria dar certo. Recuei e parei de apertá-lo. Sentia a iminência do desastre e acreditava que quanto mais ele assumisse a responsabilidade pelos acontecimentos, melhor.
Não estou arrasada, mas estou triste. O custo deste erro de cálculo é alto. Por outro lado, só na derrota é possível perceber que a estratégia não funciona.
Se, de novo, ele passasse de ano estudando só para as provas finais, teria a confirmação de que, sim, é possível dar conta do recado na última hora. Embora me doa o coração, penso que esta era uma derrota necessária à aprendizagem de uma lição importante.
A lição não é só dele. É minha também. Estou pelejando para aprender a ser mãe de adolescente. Dar conta de criança, colocar limites, dizer "não", botar no colo, fazer as perguntas certas, calar quando convém...é, para mim, muito mais fácil com os três menores. Cansa, é verdade. Erro também, mas acerto muito mais vezes. Mas quando TODOS os limites são questionados, os "nãos" desobedecidos ostensivamente, as perguntas - provavelmente erradas - recebem respostas evasivas e o colo parece ser pequeno e inadequado pra acolher aquele "homão" no qual ele se transformou... a sensação é de que erro muito mais do que acerto.
Talvez este episódio venha a se transformar na pedra fundamental não apenas das mudanças dele com relação aos estudos, mas também numa nova maneira de a gente se relacionar. Quem sabe, daqui um pouco, este gostinho amargo dê lugar a sabores mais agradáveis. Tomara.

8 comentários:

  1. olà Claudia! Tenho certeza que tu assim como seu filho irá superar o desafio. Talvez seja mais dificil para ti do que uma derrota em uma competição... não depende tão somente de sua dedicação, esforço, treinos e... enfim, é uma luta e conquista diária, e aprenderemos conjuntamente com aqueles que convivemos. Desafios, isso é a vida!!

    abraços! pri

    ResponderExcluir
  2. A eterna dúvida: como pais, acertamos mais que erramos? Equação difícil de resolver. Lendo seu post e dividindo com você as mesmas duvidas e dilemas, só posso crer que estamos sempre aprendendo, da mesma forma que eles, os filhos. E eles (e nós pais tambem), da maneira mais fácil ou mais difícil, aprendem.

    ResponderExcluir
  3. Ai, Clau, como entendo dessas dificuldades! Aqui ainda estamos esperando o resultado, que sai hoje às 18h. As duas últimas semanas foram terríveis, para minha filha e para mim. Tenho esperança de que ela passe, mas principalmente, quero que tenha aprendido a lição certa, como você quis. Vejamos.
    Gostei do que a Julinha disse lá no FB. Já falei tantas vezes para a Clarinha que estudar é importante para ela, não para mim. Queria que ela compreendesse a oportunidade que tem, podendo frequentar uma boa escola e tudo o mais...
    (PS: falta um "s" em neurônioS, na frase "Trata-se do meu mais velho...")

    ResponderExcluir
  4. Puxa, mais um post que me fez pensar...

    Minha filha está com 11. Começaram aqueles projetos de ciência e trabalhos mais elaborados em que estou sentindo que não estou só ajudando. Deixar ela tomar um tombo, pra aprender a ter mais responsabilidade e com isso deixar as notas caírem, principalmente aqui onde as notas vão acompanhando o estudante por toda a vida escolar? Questões difíceis.

    Espero que essa "derrota" te ajude a trilhar suas próximas decisões com todos os filhos mas que principalmente sirva de chacoalhão pro filhão. A ficha caiu pra ele?

    Inté,
    Shigueo

    ResponderExcluir
  5. Clau...imagino que deve ser mais difícil pra uma educadora. Minha mãe (que também é uma) sofreu comigo...nossa! Não cheguei a repetir, mas passava aos 49 do segundo tempo, todo ano. Coitada, quase tinha um treco. Certa vez fiquei com 1,0 (um!!!!!) de média em geografia. Até pensei em dar uma falsificadinha, puxar uma perninha no um e fazer ele virar quatro........Seria "menos" pior.....mas desencanei. Assumi meu UM como um homem que fui pra tirá-lo, ou melhor, como um moleque de 15 anos que era.....
    Mas no fim dá tudo certo, ele vai aprender com certeza, vai correr atrás do tempo perdido e bola pra frente. Aí, quando entrar na faculdade a coisa é ainda mais séria e ele vai ter que se virar e sem a ajuda da mãe....

    Beijão e pega leve com ele, tá!? hehehehe

    ResponderExcluir
  6. Claudia,
    Pelo visto não estou sozinho nos meus reclamos para o com o meu filho que tem 15 anos.
    O papel de pai ou mãe de adoslescente não é fácil. Sou filho de militar e trabalho em uma empresa de um ex-militar, além de ter formação jurídica, então imagine como eu fui criado e como é o meu ambiente de trabalho.
    Passar algumas diretrizes para nossos filhos não é fácil mas é a nossa missão.
    Erramos, mas são os nossos erros que nos permitem acertar com precisão nos eventos futuros.
    Uma coisa é certa, apesar de, ainda, não lhe conhecer pessoalmente, tenhos certeza que você e o seu marido, fazem a coisa certa, apenas que na guerra do criação de nossos filhos, perdemos algumas batalhas...as vezes.

    No mais, Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  7. Claudia, quem me passou o endereço do seu blog foi um amigo do Face, Daniel Blois, estudou com o meu filho mais velho no Palmares, imagina? Sempre leio o seus comentários, porque além dele, voce é amiga de uma grande amiga, a Clau Maragliano, treino com ela no parque da Agua Branca. Leio os seus comentários, quando vc posta prá eles, adorei aquele sobre a Branca de Neve da filhinha da sua amiga. Já vi que voce é uma guerreira, parabéns! E outra coincidência, mandei para todos que amo, um pedacinho de uma cronica da sua mãe que eu adoro: Antes que o Ano Acabe, adoro tudo o que ela escreve! E já deu prá perceber que voce é bem filha de peixa! Beijinhos, um Natal feliz e um 2011 recheado de coisas boas!
    Ah, quanto ao seu filhote, acredite, vai ser bom prá ele. Cá entre nós, o que um ano? Ele vai ficar bem!

    ResponderExcluir
  8. Cláudia, não te conheço e estou muito mais para filho do que para pai, mas consigo compreender um pouquinho do que estais sentindo.

    Mas, que bom que você entendeu que talvez esse "mau" tenha vindo para o bem do teu filho.

    Um abraço,
    Mário
    http://aspiranteacorredor.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós. Escreva-a! Caso queira uma resposta, escreva para clauarat@gmail.com