quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Insônias



Atire o primeiro lexotan aquele, triatleta ou não, que nunca foi assolado por uma insônia.

Diversidade de insônias

Existem vários tipos de insônia. Há aquelas que vão junto com a gente para cama: encosta-se a cabeça no travesseiro, apaga-se a luz e pronto, lá está ela, sorrindo na escuridão. Outras nos despertam no meio da noite, como se já estivéssemos atrasados para o treino, e varamos a madrugada, até que os pássaros comecem a cantar e o dia a clarear. Outras – as piores - viram a noite com a gente, estraçalhando nossos sonhos de treino pela manhã e embotando nosso dia inteiro.

Há insônias por motivos óbvios, como as insônias de véspera: de viagem, de competição, do parto. Há as insônias de preocupação: problemas de saúde na família, dívidas, incertezas na vida profissional. Há insônias de paixão: seja de felicidade, porque o ser amado nos ama e não sossegamos o facho de tanto contentamento ou, pelo contrário, o ser amado não nos ama, então a tristeza nos inquieta e nos impede de dormir em paz. E, claro, há insônias que combinam várias dessas razões e mais outras tantas.

Insônia de triatleta

Os triatletas têm um tipo especial de insônia chamado “descanso também é treino”. Acordamos cedo todos os dias para correr e/ou pedalar e/ou nadar, trabalhamos, nos alimentamos, cuidamos dos filhos, então queremos, o mais cedo possível, nos colocar na posição horizontal, fechar os olhos e apagar. Só descansando adequadamente é que nosso corpo assimila os treinos. Além disso, costumamos estar exaustos por volta das nove da noite.

Mas o sono tem seus caprichos. E mesmo fazendo tudo direitinho, indo pra cama cedo, podemos ser surpreendidos por uma das piores espécies de insônia: o corpo está cansado, dormimos pouco na noite anterior, o cérebro já não está funcionando bem... mas não conseguimos desligar. Os pensamentos começam a ficar confusos, o corpo parece que está afundando na cama... estamos quase lá... quando, sem mais aquela, uma voz parece nos chamar e nos trazer de volta ao estado de alerta. Então caímos na besteira de consultar o relógio. “Oh, droga! Faltam apenas 4horas e 45 minutos pra eu acordar!” Pronto. Era o que faltava para piorar a noite. Começamos a contabilizar os prejuízos da noite mal dormida e isso nos deixa ainda mais despertos. Danou-se. A gente, que gosta tanto de controlar tudo, de medir (e aproveitar) o tempo em segundos e “derrubar” as planilhas de treino cumprindo tudo que está ali fica desesperado quando se depara com uma situação dessas: não mandamos no nosso sono. É simples assim. E como isso é complicado!

Minha insônia

Noite passada sofri uma dessas. Deitei exausta. A noite anterior fora mal dormida (caiu uma tremenda tempestade durante a madrugada em Brotas onde eu estava), de manhã os meninos e eu nos aventuramos por uma mega tirolesa, à tarde 250 km dirigindo de volta pra São Paulo e à noite 18 km de corrida no Ibira. Comi, tomei um banho e caí na cama. Nem era tão cedo. Cadê o sono que estava aqui? Puf, sumiu num passe de mágica. Panquequei na cama, virando de um lado pro outro – pensando em todos os temas possíveis: filhos, trabalho, marido, treinos, futebol, férias, encanamento, escapamento do carro, aniversário, vida após a morte...até...(não olhei no relógio para não me desesperar) apagar um pouquinho para acordar antes do despertador que iria tocar as 4h22. Levantei até mais disposta do que imaginava, me troquei e fui pedalar.

Alguma idéia?

Não é muito comum isso acontecer. Pode ter sido a adrenalina da tirolesa, o TNT que tomei pra não ter sono na estrada, as preocupações com minha vida profissional e também porque corri apenas um par de horas antes de deitar. Não estou acostumada e talvez tenha ficado com endorfina demais circulando pelo sangue. O mais provável é que tenha sido uma combinação de todos esses fatores. De qualquer modo, estou planejando fazer meus treinos longos de corridas às quartas à noite e às quintas de madrugada vou pedalar. Será que dá pra acostumar?

5 comentários:

  1. Clau, vou te falar: muito legal o que você escreveu! Sabe por quê? Porque eu já tive muita insônia, mas nem sabia que era.

    Quando estava na faculdade, os temidos plantões no pronto socorro central da Santa Casa às vezes, muito generosamente me dava uma, no máximo duas horas de sono (nas 24 horas). Eu deitava a cabeça no beliche do quarto destinado ao sono dos internos e residentes, a mesma cama que o cara que eu rendi tinha levantado menos de 5 minutos antes e, apesar de moído, não conseguia dormir, fosse pelos pernilongos, fosse pelo mundo de informações vivenciadas, fosse porque estava tão cansado que simplesmente não conseguia.

    Depois, quando deixei de ser "filho", pra ter a minha própria casa, as minhas próprias preocupações, não raro acordava no meio da noite com pensamentos, problemas, soluções.

    Ultimamente, depois do ótimo ano esportivo que tive em 2010, terminei com um descanso forçado por excesso de esforço. O corpo acostumado com toda a carga de treino, não aceitou a "vida sedentária" e se recusava a dormir, ou então, o pior castigo, me acordava no meio da noite e me forçava a checar o relógio a cada meia hora não dormida,

    Enfim, eu também tenho insônia. E achei que era imune....

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ja tive insonia tambem, hj nao mais, mesmo assim faço plantao em hospital a noite tb, mais na noite q to em casa durmo bem, nao sei se eh pelo cansaço? mais logo vc melhora! força ai muié!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cláudia!!! Tive pouquíssimas insônias até hj mas é triste!!!

    Foi um dia muito intenso este seu, certeza, juntou tudo e deu insônia!!!! Correr a noite tb me deixa ligada, como se tivesse tomado um TNT.

    Quanto a sua pergunta final, achei bem pesado em!!!

    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  4. Deste mal não padeço. Comigo é fechar o olho e cair nos braços da morfeia.

    Nunca tinha ouvido o verbo panquecar. Lagartixar sim mas panquecar foi novo. Blog é cultura tb né?

    Agora uma pergunta sinistra: Pq 4h22? Numerologia no despertar?

    Faltam 16 dias pra minha 1a. maratona. Quem sabe não me bate um momento panqueca nesses próximos dias...

    Inté,
    Shigueo

    ResponderExcluir
  5. vc tá precisando escutar o barulho do mar porque na praia vc dormiu bem... tá na hora de tirar aquele aparelinho que imita som de mata, ondas, pássaros que temos no armário... que tal? ou maracujina...

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós. Escreva-a! Caso queira uma resposta, escreva para clauarat@gmail.com