domingo, 24 de abril de 2011

Um segundo

 Dedico este post aos leitores como Bru Andriello e Richard Antunes que sempre me escrevem na hora que estou quase desistindo de continuar postando.

Faltam apenas 35 dias e, diferente do que possa parecer (pelo fato de eu não estar postando muito sobre o tema), sim, estou, novamente, entregue aos treinos, sonhando com a prova, imaginando como vai ser o grande dia.
Ano passado escrevi um texto comparando o Iron com o casamento, o parto, batismo. Vou voltar a comparar.

Segundo casamento
Muita gente termina um primeiro casamento afirmando: “nunca mais caio nessa!, agora só aventuras light!”. Para dali um ano, dois ou menos, ou tão logo a oportunidade apareça, insistir no risco. Muita gente diz o mesmo sobre o Iron:”é só uma vez pra ver como é... depois fico nas provas mais curtas!” Mas é só a inscrição abrir... e lá estamos de novo!

Cenas do meu segundo casamento
 O segundo Iron, assim como o segundo casamento, tem algumas vantagens. Já temos mais ou menos uma noção de como é a vida a dois, mais experiências, menos ilusões. Assim como já conhecemos o percurso, as pedras do caminho do segundo Iron.
Esforçamos-nos para entender onde pecamos no primeiro casamento e não cometer os mesmos erros, para minimizar nossas neuras de modo a não estragar nossa nova relação. Assim, no Iron, também analisamos nossas falhas da primeira vez para tentarmos evitá-las.
Mas, se vida fosse assim tão fácil, não teria graça. O segundo casamento também não será um mar de rosas (se você ainda acredita nisso, lamento tê-lo desiludido). São outros desafios (eufemismo para problemas) e temos que estar atentos para não deixar todo aquele amor, toda aquela paixão, escoarem pelo ralo (entupido, motivo da briga besta). E assim o cuidado com o segundo Iron deve ser justamente achar que, pelo fato de saber como é a prova, já ter as favas como contadas e deixar de prestar atenção nos detalhes, dar aquela esculhambadinha básica... e esquecer que cada largada é uma largada e que shit happens particularmente quando a gente não toma as precauões necessárias.
Não é todo mundo que celebra o segundo casamento com a mesma festa que o primeiro. Eu, particularmente, acho que devemos festejar mais ainda! Casar pela segunda vez significa continuar botando fé na relação amorosa. Assim como fazer um segundo Iron continuamos apostando na nossa capacidade de enfrentar uma parada duríssima, termos foco, disciplina etc etc. É transformar o episódico – um Iron – em uma escolha por um modo de vida. A linha de chegada continua então sendo merecedora de muita festa, risos, lágrimas e abraços!

Segundo filho
O primeiro filho é aquele que nos faz mães (ou pais), o primeiro Iron é o que nos torna Ironman (Ironwoman, Ironperson, whatever!). Mas nem por isso é menos impactante, emocionante e gratificante o segundo parto e o segundo filho.

Nascimento do segundo filho
 Talvez uma das coisas mais legais de esperar o segundo filho é que sabemos como é emocionante ver o filho pela primeira vez — seremos tomados por um misto de alívio por tudo ter dado certo e uma felicidade cheia de lágrimas. Assim é também com o segundo Iron: temos uma idéia das emoções que nos aguardam na linha de chegada – e, claro, há também o temor de não conseguirmos terminar. A sombra de um DND (Did Not Finish) existe sempre, por mais experiente que a pessoa seja.
Cada filho é um filho, cada Iron é um Iron. Com suas características, suas surpresas, alegrias e mazelas. Que graça teria se o segundo fosse idêntico ao primeiro (filho ou Iron)?
Estou na expectativa desse segundo Iron, como noiva em segundas núpcias, como mãe esperando segundo filho.

8 comentários:

  1. Que foto linda! É o Martin, né? Pena que você está "escondendo o jogo" neste segundo ano, pois como você mesmo disse, cada história é uma história, com pouca chance de repetições. Mas enfim, o dia vai chegando. Espero que chegue logo. Misto de ansiedade e redenção. Preciso acordar depois das 5 da manhã durante 1 semana...pelo menos!

    ResponderExcluir
  2. Vou estar na torcida por voce também, um Iron é prá muito poucos e o segunto então? Beijos da Biba.

    ResponderExcluir
  3. Amei!! Lindo texto, estava mesmo esperando um texto desse porte...não nos conhecemos, apesar de conhecer muita gente que te conhece, mas leio sempre o seu blog, que me serve de inspiração para meus treinos, bem como para manter meu foco. Valeu por mais esse post tão lindo. Eu, que já vivenciei a experiência maravilhosa do segundo filho, quem sabe não consigo um segundo Iron (só que ainda me falta um primeiro, mas eu chego lá!)

    ResponderExcluir
  4. Muito bacanas as comparações! Seus textos são sempre inspirados!
    abraço,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Claudia! Muito lindas as fotos. Não desista de postar não, please - rs! Boa sorte e força nos treinos. bj

    ResponderExcluir
  6. Demais, vlw por postar Claudinha, vou torcer muito por você também, abração.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Cláudia,
    muita força nestes últimos preparativos para o Iron que se aproxima.
    Na torcida para que voce tenha um ótimo resultado.
    Abraço.
    Jorge Monteiro

    ResponderExcluir
  8. Passando aqui pra saber noticias do pre iron, ja na reta final!!!!
    torcendo por vc, assim como por todos os atletas que encaram esse desafio. mto respeito e parabens!!!! boa semana!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós. Escreva-a! Caso queira uma resposta, escreva para clauarat@gmail.com