sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Culpas e desculpas



Sabe qual a grande diferença entre triatletas profissionais e amadores? A quantidade de culpa com a qual tem de lidar.
Atire a primeira pedra quem não tem uma vasta coleção de culpas por conta de sua vida de triatleta amador. Quer gostemos ou não, fomos criados numa sociedade basicamente judaico-cristã, religiões essas que têm na culpa um de seus mais fortes e poderosos alicerces. E, puxa vida, quem conhece sentimento mais inútil, paralisante e incômodo do que a culpa? Mas chega de filosofia barata. Vamos ao que interessa. Quem nunca sentiu culpa por...
1. Não conseguir dar conta da planilha de treinos, na íntegra?
2. Não querer ir às festas de família, às happy hours ou jantares?
3. Cair de boca no bolo de chocolate justo quando você ia tão bem na sua decisão de seguir à risca as orientações da sua nutricionista?
4. Só querer falar de treinos, provas ou assuntos ligados ao triatlon?
5. Deixar de fazer o último tiro da série 10x 400 metros, forte?
6. Não ter ouvido o corpo, forçado mais do que devia e se lesionado?
7. Ter terminado o treino sem se esfalfar, achando que poderia ter dado mais de si?
8. Gastar dinheiro na roda importada?
9. Perder a hora e perder o treino?
10. Ir pra estrada no domingo cedo em vez de levar os filhos para passear?
11. Chegar tão cansado(a) do pedal da estrada que não tem forças nem pra conversar com as crianças e marido/esposa?
12. Ficar escrevendo /lendo blog sobre triathlon em vez de ir jantar?


Culpa por falta, culpa por excesso. Parece que não temos por onde escapar. A vida do amador é dura. Estamos sempre no fio da navalha. Mas a culpa não leva a lugar nenhum. Então vão algumas idéias:

1. Se não conseguir dar conta da planilha de treinos, na íntegra, faça o melhor que puder. Dê prioridade à modalidade na qual você é mais fraco ou, se tiver parado por causa de lesão, escolha o treino que vai ajudar você a se recuperar.
2. Se não quer ir às festas de família, às happy hours ou jantares, telefone, desculpe-se e, quando não tiver jeito, dê uma passadinha só pra dar um alô. Um pouco de consideração e concessões são fundamentais para gente não virar um total obsessivo e anti-social.
3. Se cair de boca no bolo de chocolate justo quando você ia tão bem na sua decisão de seguir à risca as orientações da sua nutricionista, tente não exagerar. Em vez de comer metade do bolo, coma uma fatia, devagar, saboreando.
4. Se você só querer falar de treinos, provas ou assuntos ligados ao triatlon, troque emails, escreva um blog, converse com quem também curte... Mas segure sua onda quando estiver com pessoas que não sabem a diferença entre teatro e triathlon. Melhor conversar sobre outro tema: futebol, clima sei lá.
5. Se você deixar de fazer o último tiro da série 10x 400 metros, forte, não precisa contar pra ninguém, precisa? Nem pro seu técnico. Viva com isso, carregue o segredo para o túmulo e tente não sofrer muito.
6. Se você não ouvir o corpo, forçar mais do que deve e se lesionar, nem precisa sentir culpa. Você vai ser castigado pela dor e pelo período em que terá de ficar sem treinar. Vai adicionar culpa pra que? Já está expiada.
7. Se você terminar o treino sem se esfalfar, achando que poderia ter dado mais de si, volte pra pista e corra mais 20 km. Ou, em vez disso pense que você está bem condicionado e, por isso não está mais se esfalfando!
8. Se você gastar dinheiro na roda importada e o dinheiro for seu, qual é o problema? Mas não exagere. Estabeleça um teto para seus gastos e negocie com você mesmo.
9. Se você perder a hora e perder o treino, chore e se autoflagele com o chicotinho. Vai fazer o que? Encaixe o treino em outro horário ou desencane.
10. Se você for pra estrada no domingo cedo em vez de levar os filhos para passear, leve os filhos mais tarde!
11. Se você chegar tão cansado(a) do pedal da estrada que não tem forças nem pra conversar com as crianças e marido/esposa. Não converse. Peça mais meia hora de alvará e depois trate de tomar um banho e fazer um programa que preste. E de bom humor.
12. Se você ficar escrevendo/lendo no blog sobre triathlon em vez de ir jantar em plena sexta-feira, pare imediatamente, desliga esta droga de computador e vai jantar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Escreva-a! Caso queira uma resposta, escreva para clauarat@gmail.com