terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Vestindo as camisas

Você gosta de vestir as camisetas dos kits de corridas, triatlons e outras provas? Eu gosto. E hoje fiquei pensando nos motivos.



É período de descanso e, portanto, não tenho acordado cedo pra treinar, durmo mais tarde, relaxei um pouco a minha dieta espartana... Estou quase preguiçosa. Então, de manhã, quando fui me vestir pra ir pro trabalho, decidi que iria colocar a camiseta do 70.3 de Penha 2009. Por quê? Para lembrar que sou uma atleta amadora, que não comprei aquela camiseta numa loja e nem ganhei de presente. Suei por ela. E gosto de suar. Aí, pronto, vem entusiasmo e orgulho. E já fico ansiosa pra subir na bike e pedalar 80km.

A camiseta, às vezes, é um troféu que a gente exibe publicamente. Principalmente quando ela traz, além do nome da prova, distâncias, data e local, os dizeres “finisher”. Algumas, além de tudo, são feitas de ótimo tecido, criativas e esteticamente agradáveis. Estilizam o movimento dos atletas praticando a modalidade, usam combinações de cores fortes, mas sem excessos, deixam os patrocinadores nas costas. Outras, um verdadeiro lixo. Não servem nem pra pano de chão. Quer um exemplo? As camisetas da São Silvestre. O corte é horrível, o tecido pavoroso e a estampa, meia boca. As camisetas do Troféu Brasil melhoraram, pois também eram qualquer nota. Hoje em dia o corte e o tecido têm mais qualidade mas as estampas são inconstantes: em algumas, são bonitas, em outras são de um mau gosto à toda prova (e não vamos nem mencionar as medalhas... estava na hora de mudar isso, hein, seu Núbio?). Fiquei decepcionada em Clearwater quando vi que em vez de camiseta de finisher, era um boné. Não é a mesma coisa.

Algumas camisetas só uso para treinar em casa (são as menos cotadas), outras, são para o treino na academia – aí, depende. Quando mudei de academia, decidi vestir umas camisetas de corridas mais antigas... À toa? Que nada. Era pra mostrar que não sou novata no ramo. No Ibira, pra impor respeito, nada de camiseta de corrida. Só de triathlon.

Com o tempo, algumas camisetas que eram favoritas, perdem status e vão lá pro último lugar da pilha. Elas que outrora passeavam toda hora, ficam relegadas ao esquecimento, quando chega uma nova e reluzente.

Às vezes, como hoje, uso essas camisetas em situações que não são de treino: no trabalho, ida ao supermercado ou uma saída qualquer. Quando visto as de triathlon, particularmente, sinto como quem veste a camisa de um time. Um time pouco conhecido. Quem sabe, me olha cúmplice. Quem não sabe, nem presta atenção.

Do mesmo modo que um torcedor ou um jogador gosta de vestir a camisa e, assim, mostrar que pertence a um grupo, nós triatletas, gostamos de mostrar que fazemos parte dessa tribo. É ou não é?

2 comentários:

  1. É isso mesmo !!! fazemos parte de um"Time" pouco conhecido , ...mas que cresce a cada dia e nos enche de orgulho !!!

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, viciados nesse time....
    Muito bom o post.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós. Escreva-a! Caso queira uma resposta, escreva para clauarat@gmail.com