sexta-feira, 23 de abril de 2010

Quem quer treinar comigo?


Quando comecei a treinar pro Iron e percebi que era a única “menina” do meu grupo que estava inscrita  pensei que iria fazer muitos treinos sozinha. Puxa, como me enganei!


Têm sido raros os treinos solitários. Tão raros que, quando eles aconteceram, achei bom porque estaria treinando a cabeça, já que a prova, mesmo com 1500 participantes, é cada um na sua.

Cada vez que vou fazer um treino, mando um torpedo pra várias pessoas, publico no facebook, convido pessoalmente. E tive adesões, sempre.

Muitas pessoas adaptaram ou encompridaram seus treinos para me acompanhar Achavam ótimo começar mais cedo, terminar mais tarde, treinar mais... E eu acho ótimo ter a companhia delas.

A Thelma me fez companhia na USP, quando ainda estava sob suspeita (tomando anticoagulante) naquele domingo que o pneu furou a caminho de Romeiros e estava um sol daqueles. Também encarou um longuinho na Aclimação, impondo um ritmo forte pra mim e pro Zé. O Zé foi outro parceirão. Era um cara simpático com quem eu havia trocado meia dúzia de palavras e quando soube que ele estava treinando pra Big Sur e que iria ter grandes volumes de corrida, combinamos uns treinos juntos. Foi ótimo! A gente ia batendo papo e quando se via... os 20 kms já tinham acabado num instante. Vez o outra chamei o pessoal pra começar mais cedo e, além do Zé, o Marquinhos, a Julinha e o Ricardinho também entraram na turma do comando da madrugada, sextas-feiras, no Ibira. O Marquinhos é impressionante! Topava todas. Estando em SP, vinha mais cedo pro Ibira ou mais cedo pro pedal. O Marcos também é da turma que madruga mais ainda no pedal, principalmente aos sábados. Vamos chegar 5h30? Borá lá!!

Roi, meu marido, também me fez companhia nas primeiras sonolentas voltas da USP, nas 3ª e 5ª quando não tem quase ninguém pedalando, me ajudando a dar conta do volume e sem ficar discutindo a relação nem resolvendo questões domésticas. Simplesmente papeando sobre amenidades.

Ricardinho, vulgo cachorro louco, não só entrou no comando da madrugada de duas sextas-feiras como também me acompanhou num tiro de 800 mts quando todo mundo já tinha terminado, inclusive ele, e eu ia sozinha pro último. Tiro não é bolinho. De 800, então... Se não fosse ele, eu não conseguiria ter feito com o tempo menor que dos anteriores! Isso sem contar que, mesmo colocando os bofes pra fora o cara consegue falar cada bobagem que a gente, mesmo se esfalfando, não consegue deixar de rir. E ele faz isso com o tom de voz mais sério do mundo.

Nos treinos de pedal tive muitas companhias especiais. O sempre disciplinado e eficiente pelotão das meninas com Tarsila, Mariana, Julinha (ói ela aqui de novo), Gra (fez comigo o segundo lote de 40 km, hoje), Dani (bissexta), Paulinha filhinha (que é bissexta também, mas hoje até acrescentou 5km pra me ajudar na reta final - que estava duríssima!) e Patê. As sessões de “pedalterapia” que tornavam o treino um tremendo exercício não só cardiorrespiratório mas também psico-sócio-afetivo! Meninas, aquele treino no Riacho teria sido insuportável sem vocês.

Fabio, como o Marquinhos, sempre topando todas as propostas de pedal e disposto a puxar o pelotão pelo tempo que fosse necessário.

Lester, que me deu o maior apoio naquele treino em Alphaville, debaixo da chuva, ficando o máximo de tempo comigo (tinha um churrasco na casa dele naquele dia!) e dizendo “agora falta pouco, você dá conta!” Isso sem falar nos meus 160 de hoje (sábado, 24). Ele apareceu quando eu já tinha feito mais de 100, naquele momento crucial,  dizendo "lembrei que vc tinha 160, então resolvi vir mais tarde pra dormir um pouco e te ajudar a fazer os kms finais!". Não é um luxo? Veio, fez e ainda me alimentou com bananinhas e goiabinhas porque dessa vez eu não tinha levado comida suficiente.

Também conheci gente nova, como o Evandro, que me acompanhou nos derradeiros 40 kms dos 140 da Carvalho Pinto e depois numa corridinha poeirenta de 5k, com quem a conversa fluiu fácil e gostosa, me ajudando a esquecer o cansaço.

Reencontrei o Victor, que me acompanhou na rabeira do pelotão, no meu ritmo geriátrico, sem achar ruim. Mais que isso: conversamos como velhos amigos, como se estivéssemos sentados num café.

Tem gente com quem treinei e conversei em porções menores, mas que também teve um gostinho bom: Flavinho, Leandro, Beto Bianchi, André Rapaport (hoje ´me ajudou nos 40 iniciais), Ligia, Rodrigo Esper, Rafael (em Florianópolis). Tiveram as surpresas, sobre as quais já falei: Mari Prado, Diglu e Alexei. As ausências e distâncias: Cris Dresbach, Nilma, Nickolas.

E a campeã. Minha filhinha do coração, Julia. Ela não só me acompanhou, como me esperou terminar o pedal no dia da chuva em Alphaville pra correr junto. Ela tem feito quase todas as corridas de transição comigo, sempre me arrastando atrás dela. O que vai ser de mim sem ela na maratona do Iron?

Estou entrando na reta final dos treinos. São mais nove dias de pauleira, depois já começa a diminuir. Passou muito rápido e tem sido muito, mas muito legal. Não só porque tenho me sentido muito bem mas, principalmente, porque os treinos tem sido uma experiência intensa. E têm sido legais porque as pessoas são legais. Sei que ainda não terminou, mas já sou grata a todos vocês pelo que pude viver até agora. Valeu, pessoal, tenho certeza de que vou me lembrar de cada um de vocês enquanto estiver fazendo o Iron.

9 comentários:

  1. Olá
    Treinos longos com um monte de amigos ao lado é muito muito melhor.
    Parabéns pela força Cláudia e boa sorte para o Ironman.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Te vi lá na USP de novo. Cada volta que passava por você, uma companhia diferente..., confirmando o que você conta neste post. Espero em breve fazer parte dessa ELITE! Muito legal isso que você conseguiu durante esses meses todos de muito esforço e dedicação.

    Beijos e bons treinos nessa reta final. Tô na torcida FORTE!

    ResponderExcluir
  3. Claudinha, não acredito que são só mais 9 dias de pauleira...passou rápido hein..Agora todos nós vamos ficar torcendo por vc no Iron!

    Não esqueça, se tiver algum treino em horário diferente, é só mandar mensagem! :)

    Marquinhos

    ResponderExcluir
  4. Cara Claudia,
    Se vier para o Alphaville, é só avisar !
    Será uma honra treinar com uma Ironwoman !
    Bons Treinos !

    ResponderExcluir
  5. Oi Clau! Vc tem uma determinação impressionante! Como foi a corrida pós-160??

    ResponderExcluir
  6. Clau e eu falei sem parar não foi? Nem deixei vc terminar de contar do cachorro do Téo...rs!

    ResponderExcluir
  7. Claudia!! Puxa queria fazer parte desse time!!! Qualquer hora vou à São Paulo pra rodar com você, hein!!!
    Beijo e tenha uma excelente reta final!!!

    ResponderExcluir
  8. Que show, meus parabéns por tudo!!!
    Você está igual universitário quando está perto de formar, agora é só esperar que o dia da sua formatura está chegando e com certeza vai pegar o seu diploma, que é nada mais nada menos do que a medalha e a camisa de finisher e mais que isso, o título de ser uma Iron Man, no seu caso Iron Woman, com muito merito.
    Bons treinos!!!!

    ResponderExcluir
  9. Claudia...novamente...Adorei ver meu nome em seu blog!!!...só que poderia entrar na lista das "companhias" e não das ausencias...! Queria muito estar pertinho de SP, com certeza eu seria sua fiel parceira de treinos..., fora as conversas divertidas que teriamos, correndo ou em cima da bike...rs
    Sempre aprendo muito com vc!...e também vou lembrar de ti durante o Iron, Espero te encontrar durante o trajeto!!!
    ...para gritar VAMOS CLÁUDIA !!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós. Escreva-a! Caso queira uma resposta, escreva para clauarat@gmail.com