sábado, 15 de maio de 2010

Muitos sentidos

Nesta reta final rumo ao Iron tenho refletido muito sobre os significados desta experiência que ainda não vivi na íntegra. É normal, ao vivermos algo novo, tentar estabelecer relações entre aquilo que já vivemos ou conhecemos, com aquilo que estamos passando. Até agora se, por um lado,  o Iron não parece com nada que eu tenha vivido e, ao mesmo tempo, guarda semelhança com situações bem familiares e outras que, embora eu não as tenha vivido na própria pele, passei por elas em muitos filmes que vi  e livros que li.

Casamento
Pode parecer estranho, mas pense bem...
1. O dia costuma ser marcado com muita antecedência e é um evento que requer o trabalho de muitas pessoas pra poder acontecer a contento: técnico, nutricionista, professor de natação, fisioterapeuta etc.
2. Sem apoio e envolvimento da família a festa não acontece.
3.É necessário fazer um enxoval pra prova: roupa de borracha, três pares de tênis, meias (alguma especial pra maratona), manguito, corta vento, sapatilha, luvas e, no lugar do véu, o capacete.
4. O menu é estabelecido com rigor: um gel de aperitivo, bisnaguinhas e batatas, serivdas com cottage e outros temperinhos, de sobremesa bananinhas e gomas, entre outros. Depois, para cortar a bebedeira, tem até uma sopinha. O mesmo se pode dizer das bebidas: malto ou accelarade? R4 ou gatorade? Coca-cola, é imprescindível.
5. A roupa do dia, equivalente ao vestido da noiva, precisa ser provada antes e a gente não pode nem engordar e nem emagrecer até o grande dia. O dia da prova do "vestido" precisa ter amigas como testemunhas, não só pra ver como pra palpitar, claro!
6. A cobertura fotográfica também é imprescindível e inclui, como no caso do matrimônio, o making of, um dia antes.
Para além deses aspectos práticos o sentido de casamento no Iron é o da comunhão consigo mesmo celebrada num dia e hora precisos. Um momento mágico e especial em que, mesmo estando exaustos, vivemos um momento de alegria ímpar.

Gestação e Parto
Pelo menos nove meses de preparação, exames e medições periódicos, dieta especial com suplementação, exercícios apropriados, expectativa para o nascimento e, quanto mais perto do dia vai chegando, menos a gente consegue pensar em outra coisa.
Mas, há sempre o imponderável. Na gravidez fiz tudo certinho e, no final, no caso do primeiro filho, por exemplo, tive de tomar oxitocina para induzir a dilatação - o que não aconteceu - e, no final, teve de ser cesárea.
Ou seja, mesmo seguindo a planilha à risca, organizando a alimentação direitinho, no dia da prova, tudo pode acontecer (isola!!!). Uma dor de barriga, 3 pneus furados, uma fasceíte plantar renascida das cinzas, o mar virado...

Batismo e Ritual de passagem
Toda comunidade - de triatletas - acompanha este dia: aqueles que nunca participaram do ritual e os mais experientes, que já passaram.
Quando se ingressa numa religião ou quando os meninos viram homens, é preciso fazer pintura corporal, passar pela água salgada, usar vestimentas próprias para a ocasião, ser assistido mas não poder ter ajuda externa, exceto as previamente combinadas mas, sobretudo, chegar ao fim transformado, renascido e aceito pelo seu grupo com um novo status por ter sido capaz de superar os desafios.

Guerra
Pintados, vestidos, armados e focados em vencer. É necessário elaborar um estratégia, estudar os ataques, proteger-se. Os inimigos, entretanto, não são os outros. Os outros, na sua maioria, estão do nosso lado, mas cada um está lutando sua própria batalha: contra as intempéries, os medos, a ansiedade, as expectativas,  as dores, os seus limites.
No final, quer a prova tenha durado 9 horas, quer tenha durado 17, é a glória, com direito a condecoração e tudo.

Conclusão
Seja o que for, venha o que vier, quero viver intensamente tudo isso. Será um pout-pourri de emoções e quero estar com todos os meus sentidos aguçados (e um bom fotógrafo contratado) para registrar esta experiência tão particular e tão universal.

6 comentários:

  1. Te escrevi no facebook que estava ansioso pelos seus posts. Caprichou! MUITO legal. Tô com frio na barriga com você!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto Claudia, muito legal a relação que fez!
    Estou tão ancioso quanto vocês para o grande dia, afinal, venho acompanhando grande parte dessa preparação, e no seu caso até fiz parte dela....mesmo que pouquinho.
    Estarei na frente do micro acompanhando cada passo.
    Um beijão e tenha uma excelente reta final!!!

    ResponderExcluir
  3. Valeu, rapazes! Vcs fazem parte disso tudo. bjs

    ResponderExcluir
  4. Prezada Claudia,
    Inicialmente obrigado pelo post no meu blog.
    Ademais, seus posts, como sempre, são espetaculares, vale a pena esperar.
    Por fim, tudo de bom !

    ResponderExcluir
  5. Sucesso para você no Grande Dia!!

    Abraços!
    Rodrigo Stulzer
    transpirando.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós. Escreva-a! Caso queira uma resposta, escreva para clauarat@gmail.com