quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A travessura da Ana

Pelos mares da web
Esses mares da web são muito curiosos. Navegando nas águas da internet acabei encontrando uma pessoa, um blog e um livro que atravessaram meu canal do Facebook.O real nos leva ao virtual e o virtual nos leva ao real. Explico.
Ano passado, zapeando, parei num canal onde uma moça muito simpática estava sendo entrevistada. O tema da entrevista era o livro que ela estava lançando sobre a sua façanha: a travessia do Canal da Mancha.  Não lembro quem entrevistava mas guardei bem o nome do livro e, na primeira oportunidade, tentei comprá-lo. Não consegui. Acabei esquecendo do assunto.

Do Facebook ao bloquinho
Pois bem. Semana passada meu amigo Daniel Blois - que, por sinal, também conheci aqui no universo paralelo e que agora faz parte do meu círculo de amigos reais - postou algo no seu Facebook.  Fiz um comentário, meio dando um puxão de orelha nele e, algum tempo depois, vi que alguém havia comentado algo fazendo uma referência ao meu comentário.  Gostei do que ela escreveu. Para saber mais sobre alguém que tinha uma opinião parecida com a minha, num assunto controverso, entrei na sua página do FB. Lá, achei um link para seu blog, que tem o curioso nome de "Bloquinho da Ana Mesquita".  Entrei. E fui pega de surpresa por um belíssimo texto sobre a ordem das coisas. Navegando mais um pouco, o que descubro? Que ela é a moça que fez a travessia do Canal da Mancha!
Escrevi um comentário e pedi para ela me dizer como conseguir o livro. Ela respondeu de bate-pronto e ainda entrou neste blog e fez um comentário sobre o livro do Agassi.

O livro
Comprei o livro no dia seguinte, comecei a ler e enquanto não completamos a travessura - ela e eu - não consegui parar de ler. Sim, porque, felizmente, não é um livro sobre técnicas de natação, planilhas de treino prontas para você se preparar para grandes travessias e nem tampouco uma descrição detalhada sobre a alimentação. É uma narrativa que, delicadamente, vai lhe colocando sob a pele da autora.
Vamos com ela na sua jornada, conhecendo sua história e os personagens que ela tão carinhosamente descreve e vivendo o dia da travessia. Ao longo do caminho, ela aproveita pra compartilhar suas posições sobre os assuntos mais diversos: esporte, humor,"coisas que a gente não gosta". Nos provoca e faz pensar. Em alguns momentos tive vontade de escrever comentários, como se fosse um blog, para dialogar com ela.
Quanto mais sua história avança, quanto mais perto da França chegamos, mais profundamente mergulhamos no mar desta história. Sentimos frio, um pouco de medo, cansaço e, claro, alegria.
Em muitos momentos me identifiquei tanto com sua jornada, quanto com suas idéias. Há muitas coisas em comum entre se preparar para um Iron e para uma travessia deste porte: a dedicação, o volume de treinos, a obstinação, a disciplina, a crença em si mesmo, o sacrifício da vida familiar e social, a incompreensão do resto do mundo...e, principalmente, o grande prazer de passar por este processo todo.
Como Ana e muitos de seus mestres, acredito também que essas experiências servem, sobretudo, para nos tornarmos pessoas melhores.

Na padoca
Virei fã de carteirinha, adicionei-a no Facebook e, claro, pedi que ela escrevesse uma dedicatória no meu livro. Ela topou encontrar com a gente na padoca, neste sábado, depois do treino, umas 10 horas. Estou me sentindo honradíssima, mas como não sou egoísta, estendo o convite aos meus queridos amigos, leitores deste blog. Quem não souber onde é  a padoca, me escreva no clauarat@gmail.com , que eu passo as coordenadas. Caso alguém queira comprar, ela vai levar alguns livros. Mas, se você não puder ir, encomende o livro na Livraria da Vila.
Não deixe de viver esta travessura.

11 comentários:

  1. SHOW o seu post...HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHA

    ResponderExcluir
  2. adorei, muito bem escrito !
    bom treino e ótima padoca p/ vc minha amiga!

    ResponderExcluir
  3. Claudia vc é demais.Passando dicas maravilhosas de livros.E eu quero esse livro,diz aonde vc comprou por favor.
    Vou confessar que o canal da mancha está amadurecendo na minha cabeça,juntamente com o Ultraman.O ultraman eu tenho um incentivador sempre por perto Alexandre Ribeiro,mas o canal da mancha é uma icógnita total,é uma vontade sem informação alguma.Por isso amiga quero muito esse livro.Bjs e parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  4. Acabei de comprar no sitio do submarino!

    ResponderExcluir
  5. Oba !!! Adorei o post!, a história da Ana,a dica do livro, e mais um convite para a famosa padoca...!
    Vou encomendar o livro...e um dia quero conhece-la ao vivo !
    Ela é um exemplo de superação!!!

    ResponderExcluir
  6. Foi na ESPN, no programa "Juca Entrevista", né? Eu vi, pensei em comprar o livro e acabei me esquecendo, agora você me lembrou! Obrigado =)

    ResponderExcluir
  7. Claudia,
    Eu tenho a sorte de ser amiga da Ana há muito tempo. Nossos filhos estudam juntos desde pequenininhos. Ela e a família são maravilhosos. A Ana primeiro foi minha inspiração como fotógrafa. E claro que eu também achava o máximo conhecer alguém que atravessou o Canal da Mancha (eu não atravesso direito nem a piscina...). Quando li o seu livro, ela se tornou a minha inspiração para o esporte.
    Quando li o blog do Daniel, sugeri que ele lesse o blog da Ana. E pronto, mais um "fã" da moça. E eu indico o livro para todo mundo, sempre. Só aviso: se começar a ler, difícil parar... Por isso, reserve bastante tempo livre !
    Boa sorte para vocês nos grandes treinos.

    ResponderExcluir
  8. Claudia, cada vez que passo no seu blog já sei que vou ter que adquirir um livro novo. Primeiro foi como Agassi, e agora com a Ana. Assim não dá... vou aguardar a próxima dica! beijos, @JoelMaratonista

    ResponderExcluir
  9. O esporte é fantástico né como faz aproximar pessoas, me parece legal o livro, vou ver se acho ele para adquirir.
    Não sei se vc já viu no meu blog, pois o mesmo está participando do Concurso Peixe Grande e caso vc ainda não votou, peço que me de uma força votando e se puder repassar para os amigos eu agradeço.
    Boas treinos.
    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  10. Aninha é amiga querida, atleta de primeira, fotógrafa de qualidade e, pra completar, uma escritora maravilhosa.
    Estou com ela neste momento no MSN e acabei de comentar que seu único defeito é não se achar merecedora de tantos amigos bons e de tanto carinho. Modéstia pura!
    Ela, que "só" atravessou o Canal da Mancha, acha que eu sou doido só porque dou umas pedaladinhas de vez em quando... hehehe!!!
    Cláudia, ela disse que te amou de primeira. Então, você só pode ser gente da mais alta qualidade.
    Já te coloquei no meu pensamento!
    Fernando Marcondes

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós. Escreva-a! Caso queira uma resposta, escreva para clauarat@gmail.com