terça-feira, 23 de novembro de 2010

Peço desculpas!

Levei um puxão de orelha de um leitor - lá de Portugal - por causa do meu último post. E, relendo o que escrevi, e considerando o que ele ponderou, tenho de reconhecer: peguei pesado com os laranjinhas retardatários.
Segue um trecho da mensagem que ele me mandou:

Sempre leio os teus posts e são 5 estrelas! Muito bons mesmo! Desta vez porém fiquei triste por ler algumas palavras tuas. Desanimado até…Eu explico…eu sou um dos toucas laranjas que falas no teu post. Nado mal mesmo! Nado crawl mas devagar, porque não tenho (ainda) técnica nenhuma. Aprendi a nadar em Julho. (antes eu sabia andar na agua) LOL. Devo desistir do triatlo ? Mudar de desporto? Devo ficar quieto no meu mundo das corridas e só passear de bike na praia?
Não gosto de atrapalhar ninguém e por isso quando treino na piscina e incomodo alguém que nada mais depressa do que eu ( quase toda a gente) tenho o cuidado de pedir desculpa. No unico triatlo que eu fiz deixei-me ficar bem atrás, principalmente para não levar porrada.
Nesta prova que falas contudo, se eu saísse 5 minutos antes de ti eu iria certamente estar ali no meio desses toucas laranjas a atrapalhar. Na bike a mesma coisa. Quer eu tivesse 20 ou 50 anos sem história na bike é preciso treinar muito para conseguir uma boa média na bike.
Mas para evoluir é preciso ir lá sentir a adrenalina mas infelizmente atrapalhar também os profissionais do triatlo.
Acho que tem de haver muitos toucas laranjas, embora também seja preciso que esses toucas laranjas tenham o bom-senso de deixar passar quem nada e pedala mais rápido ( na agua é mais dificil).
Senão houvesse toucas laranjas a participar tínhamos triatlos com 15 participantes (pelo menos aqui em PT).

Fiquei chateada comigo mesma de ter passado a idéia de que gostaria de um triathlon só com gente rápida. Justo eu!? Eu que nado mais ou menos e pedalo mal? Justo eu, que sou daquelas traumatizadas, escolhida por último na aula de educação física? Não! Nunca! Sou totalmente a favor da inclusão e da participação de todos! Não! Nunca! Não quero, em hipótese alguma, defender a elitização do triathlon - que já é bastante elitista por razões financeiras - mas que tem, como um de seus grandes méritos, acolher profissionais e amadores, sem distinção.
Não falava sério quando me referi às touquinhas laranjas, retardatários que estavam pelo caminho, chamando-os  de "annoying oranges" - um personagem de vídeo chato pra caramba. Fui infeliz, já que posso ter ofendido pessoas que não são muito rápidas nem habilidosas mas estão lá batalhando, fazendo o melhor que podem, aprendendo com aqueles que são mais experientes e/ou mais talentosos e tomando o maior cuidado pra não atrapalhá-los.
Não são os mais lentos que estragam as provas de triathlon. São os mal educados, que não agradecem os volutários; são os sem-escrúpulos, que ficam na roda dos outros quando não é permitido o vácuo; são os sem-noção, que ultrapassam de forma perigosa; são os sem moral, que usam de doping pra conquistar as tão almejadas vagas pra Kona.
Então, por favor, me perdoem aqueles a quem posso ter magoado ou desanimado com minhas brincadeiras.

11 comentários:

  1. Claudia,
    a carapuça da touca laranja também caiu em mim. Mas levei muuuuuuito na esportiva, vindo de você (apesar de conhecê-la apenas virtualmente) não dava para ficar chateado. Nunca participei de triatlon, mas participei de uma competição de acquathlon, lá pelos idos de 2003. Treinei bastante, ou pelo menos assim pensei. Na corrida eu fui relativamente bem. Na natação, bem, foi a natação. Já sabia nadar desde criança, e tinha treinado muito em piscina, sem NENHUM treino no mar. Descobri que era quase outro esporte. Não conseguia ir na direção certa, a correnteza me puxava e eu não enxergava nada direito. Fui um terror. No meio resolvi dar umas braçadas de peito, pois assim eu pelo menos conseguia ir na direção certa. Eu demorei tanto no mar que minha esposa achou que eu havia me afogado he he ainda bem que eu compensei um pouco na corrida e não fui o último. Mas foi bem decepcionante... Cláudia, tem que ter paciência mesmo com os lentinhos. Creio que a maioria dos que nadam peito devem estar com dificuldade de se orientar na água.
    abraço,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Belo post, sempre leio seu blog e esse post da desculpa foi um dos melhores, as vezes acho que não temos mais pessoas fazendo este esporte pq alguns dos top são tão inflados dos belos e rápidos tempos que se esquecem de olhar para o lado e cumprimentar e trocar uma simples paralvra de apoio, com os menos abonados de saúde ou tempo para treinar, as vezes em um pequeno gesto podemos criar um novo atleta ou afasta-lo para sempre do esporte.Já fui um touca laranja, e hoje chego mais na frente, mas confesso que penso assim na hora da prova, tipo "sai da frente lesado", precisamos ser mais humildes para agregar participantes

    ResponderExcluir
  3. Eu li seu post ontem de tarde, ele mexeu tb com meu brio. Como representante da turma do fundão de Pira, aceito com sinceridade seu pedido de desculpas.
    Porém, quero dizer que ainda prefiro seus relatos sinceros, que você fale o que pense, mesmo que eu não goste, ou que depois tenha que mudar de idéia e se retratar. Tão estranho quanto vê-la detonar a galera que nada e pedala mal, seria vê-la adotar uma postura flat, a la revista “Faces” e “Conosco”, e se colocar no papel de “celebridade” que quer agradar seguidores com frases amenas. E para reforçar isto que estou dizendo, saio tb da minha armadura ponderadora e registro o que tive vontade de te dizer ontem. Não vou mudar de esporte e espero passar-lhe o rodo na próxima competição (ok, talvez eu tenha que nascer de novo para que isso aconteça) – hahahahahahaha! Vá em frente colega, não mude! bjs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post Claudia, na minha visão você corrigio um erro rapidamente e com muita classe e humildade, mas quem não erra ? eu pelo menos erro todos os dias.

    Tu sabe o que me emociona em qualquer prova ... Quando chega o ultimo colocado, aquilo arrepia demais, indendente como seja o participante, gordo, magro, idoso, novato, enfim amiga estarei sempre do seu lado.

    Um grande abraço de seu amigo touca laranja.

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh e que papo é esse?!?!?! eu sou um desses laranjinhas!! hahahahahahahahaha

    Brincadeira Clau.
    Um dos posts mais bonitos que vc já escreveu...e olha que são muuuitos!!!!

    ResponderExcluir
  6. Tô virando "papagaio de pirata" seu.
    Como disse no seu facebook, gostei disso! Nem tanto pela atitude, pois desculpar-se depende da interpretação do que você julgou ser um engano ou um erro.
    Gostei pela reflexão que proporcionou, talvez até por isso eu demorei para postar meu comentário.
    Com muito respeito ao colega triatleta português e também à todos que, por alguma razão, "vestiram a touca laranja", sou obrigado a dizer que acho que você não tem TANTO a se desculpar.
    Quem te conhece, por pouco que seja, sabe que os seus comentários sobre os "toucas laranjas" não correspondem ao que você é, o que você pensa ou o que você faz, como você colocou no seu texto.
    Tudo foi feito ainda no calor da sua (re)conquista, depois de pouco tempo de ter sido operada.
    Todos temos em algum momento alguma manifestação de comportamento autoafirmativo.
    Quem nunca se irritou com o PUTA carrão na sua frente fazendo besteira e soltou a clássica "tira essa banheira daí", sendo que seu carro é pelo menos, 1/3 do valor da tal banheira.
    Eu por exemplo, fico em êxtase toda vez que passo por um atleta com um M tatuado na perna! Por que, se o que eu mais quero nos próximos 6 meses é ser um ironman também? Além do mais ele nem é meu adversário, mesmo que seja da minha categoria. Mas minha alegria em passar um cara desses é inevitável. Mostra que se eu estou melhor que ele, eu também posso conquistar o que ele conquistou.
    Passar pedalando um cara com uma bike melhor, mais cara. Dá uma sensação de bem estar, não dá? E por que, se a única coisa que o cara com a bike melhor que a minha tem necessariamente, é a grana pra comprá-la.
    Não acho que você diminuiu ninguém. Acho que merecidamente você valorizou o que você fez. Saiu de uma cirurgia há poucos meses e mesmo assim, alcançou pessoas supostamente mais fortes fisicamente que você e que ainda tiveram uma vantagem de 5 minutos.
    O calor do momento pode fazer com que as palavras não saiam da maneira desejada. É desta forma que eu interpreto!
    E quem vestiu a "touca laranja": Tô com o Kiko quando ele diz que o primeiro ou o último lugar, todos têm o mesmo valor e emocionam da mesma forma, portanto, ninguém precisa se sentir diminuído.
    Pra quem se incomodou, VAMOS TREINAR! Ela treinou!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que fuzuê! Sei lá, mas ser muito politicamente correto...putz, que chatice gente!

    Bom Claudia, eu te vi, sim! Você estava tratorando na corrida. Quando cruzou comigo, eu estava descendo e você, subindo. Pouco antes de entrar naquele trecho de terra que é o inferno dos infernos...

    Mas só associei a "Claudia", com a menina correndo forte, depois, vendo as fotos do Treino on line.

    Agora, meu amor, dizer que você que está na mesma fase que eu, lutando para não perder tempo nas provas..para, né?

    No Iron de 2011 você vai fazer sub-11 e pega vaga pra Kona.

    Nem que o pessoal esconda sua sacola de transição, ou enterre a dita cuja na praia, vai ser suficiente para tirar isso de você.

    ResponderExcluir
  8. Gente, adorei a polêmica que estes textos causaram.
    Como vcs puderam ver, não alterei uma linha o post de Pira, mas quis deixar claro que não quero deixar ninguém (que queira participar) de fora do triathlon.
    Qto à Kona, agradeço a torcida e vou fazer meu melhor mas diminuir meus tempos não vai ser nada fácil!
    Obrigada a todos pelas manifestações carinhosas.

    ResponderExcluir
  9. Que isso Claudia, é um prazer passar por aqui.

    Olha só sobre acessoria em POA tem a RaiaSul e o Clube da Endorfina: http://www.clubedaendorfina.com.br/index.php

    Não achei o site da Raiasul, mas acredito que essas sejam as duas melhores do estado.

    Abração.

    ResponderExcluir
  10. Gostei do mea culpa.

    Eu tive um episódio similar no meu último longão que relatei no blog. Tomei pito de um outro corredor... Acho que ninguém gosta disso. Mas foi merecido.

    Mas a vida é assim, né? A gente vai aprendendo com os próprios erros.

    E da mesma forma... A vida continua pq a fila anda.

    Inté,
    Shigueo

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós. Escreva-a! Caso queira uma resposta, escreva para clauarat@gmail.com