sábado, 12 de fevereiro de 2011

Triathlon sem mistérios – pequeno glossário para não triatletas

Caros leitores, como este blog não é lido exclusivamente por triatletas e suponho que muitos devam ter dificuldades para entender os textos aqui postados, decidi, para dirimir as principais dúvidas, escrever um pequeno glossário com os termos básicos, porém fundamentais, para a compreensão do nosso amado esporte.

Alfa. Tipo de macho da espécie humana com alta incidência no grupo de triatletas. Costumam andar em bando e disputar a liderança dos treinos, causando, muitas vezes, a dissolução dos pelotões (vide). Desaparecem durante as competições.

Alimentação de treino. Lanche que seu filho leva pra escola e que você tem vontade de comer mas não tem mais idade para isso, os triatletas consomem, sem constrangimento, antes durante e depois do treinos: bisnaguinha com geléia, melzinho, todinho, bananinhas, entre outros.

Alvará. Permissão concedida pelo cônjuge do triatleta para participar dos treinos longos de final de semana. Obs.: Às vezes o triatleta, não requisitando o alvará com a devida antecedência, arrisca-se a treinar sem ele. Isso pode ter conseqüências matrimônio-judiciais gravíssimas.

Bento box. Pequena bolsinha que fica presa ao quadro da bike onde pode ser colocada a merenda e outros objetos. Costuma ficar melada com os restos de lanche (tal qual a lancheira de seu filho) e, além disso, adquire um odor característico em função da combinação com o suor depositado durante os treinos.

Bomba. Encontrada em dois modelos: de pé e manual, é um objeto que tem a função de encher as câmeras das bicicletas e que o triatleta sempre se esquece de levar (a de pé) quando o pneu está murcho e nunca está com uma (manual) quando seu pneu fura no meio do treino. Na segunda situação ele pode contar com um cilindro de CO2 (ver).

Buraco. Inimigo número 1 dos triatletas. Frequentemente encontrado na raia da USP, ataca os ciclistas ocasionando furos nos pneus, lesões nas rodas, tombos e, acima de tudo, brigas nos pelotões (ver).

Cadência ou ritmo. Modo de dizer a velocidade demonstrando aos demais que não é um corredor de esteira. Enquanto as pessoas dizem 12 km/h, triatletas e corredores experientes dizem 5 minutos/km.

Caramanhola. Conhecida também por squeeze ou garrafinha é um objeto extremamente perigoso, principalmente quando escapa de seu suporte na bicicleta da frente e cai na pista provocando pânico nos ciclistas e, não raro, acidentes sérios. Pode afetar também ciclistas inexperientes que, durante a complexíssima manobra de retirar e colocar a caramanhola no suporte perdem a direção e tombam.

CO2, cilindro de. Pequeno dispositivo que serve para encher as câmeras dos pneus na falta de uma bomba manual portátil. Devem ser atarraxados à válvula da câmera para enchê-las de uma só vez. Apesar de muito práticos, leves e de não ocuparem espaço, não há registros de que tenham funcionado alguma vez..

Chuva. Pretexto preferido dos triatletas para continuar dormindo às 3ª e 5ª de madrugada, sem culpa.

Facebook. Rede social em que alguns triatletas postam seus treinos, outros se irritam com os treinos postados pelos primeiros e todos, de um modo ou de outro, mostram para o mundo que o triathlon é a coisa mais importante que existe.

Feirinha. Local organizado antes de competições de triathlon com estandes de venda de equipamentos e roupas de triathlon onde os triatletas compram uma vasta quantidade de inutilidades caras como se estivessem fazendo barganhas.

Fuel belt. Cinto ridículo onde se encaixam garrafinhas para hidratação em treinos de corrida. Serve para que os triatletas demonstrarem que estão fazendo um treino longo.

Garmin. GPS de pulso que tem como finalidade registrar todos os detalhes dos treinos como: distância percorrida, velocidade média, elevação e frequência cardíaca mas que o triatleta esquece de por a bateria para carregar, de ligar na hora certa ou de levar para o treino.

Ironman. Doença que costuma acometer os triatletas após um ou dois anos de treino e que, frequentemente, leva a um estado de loucura. Nenhum tratamento eficaz foi descoberto até hoje a despeito das inúmeras pesquisas realizadas por cientistas havaianos.

Meia de compressão
Meias de compressão. Mistura de meião de futebol com a meia que minha vó usa, e que os triatletas vestem com muito orgulho. A diferença está nas cores e estampas estapafúrdias.

Padoca. Principal razão pela qual os triatletas treinam no sábado. Alguns, inclusive, nem treinam, apenas vão ao local para encontrar os demais, tomar café e conversar.

Pelotão. Bando de triatletas que querem ser como as escuderias do Tour de France, mas se comportam como as torcidas organizadas dos times de futebol, sem a organização destas.

Planilha. Motivo de sentimento de culpa e desavenças entre triatleta e seu técnico.

Roda, Zé Rodinha. Habilidade de participar do pelotão sem fazer força. Pessoa especialista nesta habilidade.

Roda Zipp, 404, 808, rodas fechadas Equipamento utilizado por triatletas na vã esperança de melhorar seu desempenho mas que funciona apenas quando as pernas destes já são fortes o suficientes para não precisar deste artifício.
Espartilho moderno

Roupa de borracha – wetsuit. Parente próxima do espartilho, é uma vestimenta que serve para apertar, sufocar e assar a nuca do triatleta durante a natação além de dificultar a transição.

Sapatilha. Calçado utilizado para constranger o triatleta iniciante que, na hora de parar, invariavelmente esquece que esta fica presa ao pedal, não lembra de soltá-la e vai pro chão como um saco de batatas na frente de todos.

Suplementação. Pozinhos, líquidos, géis, cápsulas e comprimidos de cor, gosto e consistência estranhos pelos quais se paga uma nota para, supostamente, melhorar a performance do atleta ou causar um desarranjo gastro intestinal providencial nas provas em que ele sabe que não terá uma boa performance.

Técnico. Pessoa a quem o triatleta ouve mais do que seu pai, sua mãe ou seu cônjuge. O que não quer dizer, entretanto, que o triatleta siga as orientações deste.

Transição. Local que o triatleta não encontra depois de nadar esbaforido ou de pedalar como um louco, onde há uma série de voluntários que não sabem o que fazer, à volta do qual seu filho, seu marido/esposa ou técnico ficam gritando – “vai, vai, você ta bem!” enquanto você nem percebe que saiu pra correr com o capacete na cabeça.

Treino. Forma de expressão utilizada pelos triatletas para diferenciar-se de quem faz exercícios ou ginástica.
 Troféu. Objeto de gosto duvidoso com o qual os triatletas adoram tirar foto em cima de um pódio.

19 comentários:

  1. Putz, faltou falar que tem atleta que leva papinha de criança no tal Bento Box e que os GPS é outro brinquedinho caro, que produz um mundo de informações, mas que a gente não sabe bem pra quê.

    Na categoria dos itens essenciais, acho que só senti falta de explicar o que é "rolo"...

    É útil que os leigos saibam que dizer "passei uma hora em cima do rolo" não tem conotações sexuais, o que evitaria a contínua queimação de filme com a mulherada quando a gente escreve isso nas tais redes sociais...:-)))

    ResponderExcluir
  2. “vai, vai, você ta bem!” enquanto você nem percebe que saiu pra correr com o capacete na cabeça.

    Essa menção foi ÓTIMA ! estou aqui a gargalhar vendo a cena...rsrsrsrsrsr

    Forte Abraço

    ResponderExcluir
  3. Hehehehehe!!!!
    Para variar, um texto melhor que o outro, sensacional!!!
    Adorei as definições dos apetrechos.
    Vai para o Internacional de Santos?
    Grande abraço e bons treinos para vc!

    ResponderExcluir
  4. Clau ...!!!
    S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L !!! ...
    Me identifique em vários termos !!!...
    mais uma vez...voce me fez rolar de rir ...!!!
    Seus textos estão cada dia melhores!
    Sou sua fã !!!

    ResponderExcluir
  5. Agora sim começo a entender o mundo triatlético.

    Gostei da explicação do Vagner sobre rolo tb. Essas vestimentas (roupa e meias) aí estão merecendo uma explicação do tipo: "É uma desculpa que os triatletas usam para poder satisfazer o sonho de criança e sair vestido na rua que nem o batman".

    Tb rolei de rir com o lance do esquecer o capacete e sair correndo. Podia ser pior, né? Já pensou se o capacete fosse igual a de motociclista? Ia doer pacas o pescoço! kkk

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Quando achar a cura pra tal doença "ironman", por favor, me avise!

    ResponderExcluir
  7. Clau D+
    O pior que tem MUITA coisa que é 100% verdade, bela sacada, outro dia vi uma relação de "objetos" essenciais para o triatleta, também sensacional, parabéns, bjus e bons treinos

    ResponderExcluir
  8. FANTÁSTICO COMENTÁRIO...UM DOS MAIS COMPLETOS!!!
    PARABÉNS NÃO SÓ PELO ALTÍSSIMO CONHECIMENTO MAS TAMBÉM PELA CORAGEM DE POSTAR !!!
    BONS TREINOS....

    ResponderExcluir
  9. Adorei Cláudia, morri de ri imaginando o cara correndo de capacete.

    Namoro demais este mundo do triathlon, parece que nasci pra isso sem nunca ter feito um!!! Um namoro bem platônico. Enquanto não entro de cara neste relacionamento, sempre venho aqui pra saber mais sobre e pra ri um pouco tb.

    Bjs

    Lu

    ResponderExcluir
  10. Muito bom! Conhece o "kit placebo do triatleta"? Acho que na sua lista aí só falta o capacete aero para fechar um kit placebo fantástico (e caro). E importante deixar claro também! "Gasinho" = CO2 e não butano...

    ResponderExcluir
  11. HAHAHAHAHAHA. Bota um botijão de 13L de butano no Bento Box....hahahaha.

    Muito bom, como sempre.

    ResponderExcluir
  12. Demaissssssss.gostei muito do facebook,fuel belt e da sapatilha.Isso é de utilidade pública.Depois vc me autoriza colocar no meu blog seu post???
    Bjs Clau.

    ResponderExcluir
  13. A-D-O-R-E-I !!! Tudo! A meia faz parte do kit placebo citado acima pela Thelma! Ah os meninos depilarem as pernas também!

    ResponderExcluir
  14. Pessoal, comentem e sugiram mesmo, porque daqui um tempo eu lanço a versão "revista e ampliada"!

    ResponderExcluir
  15. nem pra 'Zé Rodinha'to servindo ...

    SAUDADE!

    ResponderExcluir
  16. Fantastico o post, morri de rir com algumas das descriçoes hahaha =)

    ResponderExcluir
  17. Clau,
    Desci para os comentários pensando em escrever SENSACIONAL, mas vendo que todo mundo aparentemente teve a mesma ideia, resolvi recorrer ao meu Hoauaiss de sinônimos, onde achei algumas sugestões que me pareceram adequadas: formidável, espetacular, magnífico!...
    Na padoca valeria dizer que tem até não-triatleta que se intromete, só para aproveitar a conversa, dar umas risadas e desfrutar a companhia de gente que dá conta de 3 esportes no maior bom humor, mantém o cérebro tão afiado quanto o corpo e sem esquecer do coração. (Não é incrível que exista gente assim?)

    ResponderExcluir
  18. Hahahahahaha...S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L !!!!!!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós. Escreva-a! Caso queira uma resposta, escreva para clauarat@gmail.com