sábado, 19 de março de 2011

Treinos

Nada, nada já estou entrando no auge da temporada de treinos para o Iron. Falta pouco mais de dois meses. Agora o corpo já sente o cansaço acumulado e, ainda assim, o volume de treinos vai aumentar.

Segundo Iron
Não me senti muito estimulada a escrever sobre os meus treinos deste ano. Para ser bem honesta, fugi o mais que pude do tema que é a razão de ser deste blog. Por um lado, tive medo de me repetir – relatar fatos muito semelhantes aos que narrei ano passado, por outro, há cada vez mais gente na web escrevendo sobre seus treinos, gente que treina mais e tem mais experiência – de novo, temi chover no molhado.
Mas, pensando bem, tenho algumas coisas pra contar. Treinar para fazer um segundo Iron é diferente de treinar para a estréia.
Quando a gente se inscreve para o segundo, sabe exatamente onde está se metendo. O medo de não conseguir completar a prova ainda existe, mas é uma sombra muito mais tênue.
No ano passado, meu objetivo – principalmente nos treinos longos – era conseguir completar o volume. Isso era coerente com minha meta central: completar o Iron. Em quanto tempo? No que fosse possível. Eu tinha alguma idéia. Mas nenhum compromisso.
Hoje é diferente. Tenho um tempo a ser superado – o meu mesmo, do ano passado. E isso tem implicações diretas em cada treino.

Natação e ciclismo
Na piscina, tenho prestado atenção para não deixar o ritmo ficar muito mole. Não é que me mate. Mas também não é pra sair da água como se nada (nado??) tivesse acontecido.
O pedal é onde tenho me aplicado mais. Durante a semana, nos treinos da USP, tento acompanhar o pessoal mais forte, ficando na roda. E, quando estou sozinha, mesmo cansada, luto para manter a velocidade acima dos 30km/h. O Wagner, meu técnico, me disse algo que pode soar óbvio, mas não é: “Se você treinar com média de 28km/h não vai fazer 32/h na prova. Vai fazer 27-29, mas não 32!” Então, nos longos, tenho feito 80% do tempo com a cara no vento e me esforço, mas me esforço mesmo, pra fazer a média acima dos 30km/h o que, para mim, não é fácil.
No ano passado sempre anunciava meus treinos para conseguir companhia. Agora, se alguém me pergunta ou oferece companhia, ótimo. Mas estou muito concentrada em fazer meu pedal como manda o figurino, buscando o ritmo certo para mim.

Na corrida
Como relação à corrida, também estou em busca de mais qualidade. Foi o que fiz melhor na prova passada, mas sei que dá pra ir além. Mantive treinos com média de 5m30/km e fiz a maratona para 5m35/km. Agora tenho treinado em 5m/km ou menos! Além disso, o ano passado, eu completava o volume indo até o parque correndo ou correndo pelas ruas perto de casa. Isso faz com o ritmo não seja tão constante, porque você tem de parar nos cruzamentos, tomar cuidado com as calçadas, desviar de obstáculos... Agora treino direto no parque ou, quando o volume é menor, faço esteira.

No geral
Também tive algumas mudanças globais – o dia de treino longo de corrida tem sido às 4ªs feiras, pra não ficar próximo do longo de pedal. Tenho tido mais volume de pedal e natação do que ano passado e um pouco menos de quilometragem semanal de corrida. O ciclo mensal: leve, moderado, forte, regenerativo – tem sido muito mais marcado que ano passado. Termino a semana forte realmente precisando me regenerar.
Fora uma dorzinha ali (piriforme é a mais recente) e outra ali (dos fibulares, é das mais antigas) tenho gostado e me sentindo bem. Tem momentos de extremo cansaço. Semana passada, depois de pedalar 140km sozinha na ciclovia tudo que eu queria era alguém para carregar minha bike passarela acima/abaixo! Cheguei a pensar em oferecer dinheiro. Mas todo mundo já tinha sua própria bike pra carregar. Depois de um banho, uma hora jogada imprestável no sofá e um prato de macarrão, ainda tive disposição de levantar e fazer brownies para os meninos.

10 comentários:

  1. Prezada Claudia,
    Sim, há muitos blogs de triatletas, mas escrever bem, conseguir transmitir através de palavras bem colocadas ai é outra coisa.
    Quanto ao segundo IM creio que o caminho, isto é, os treinos continuem árduos mas conhecidos o que deve, aparentemente, ser mais fácil... ou menos dolorido...cansativo...rsrsr
    No mais
    Bons Treinos.

    ResponderExcluir
  2. Cláudia,
    ano passado você também tinha a motivação extra de ser seu primeiro IM. Impressionante que esse ano você ainda esteja com mais afinco. Seus relatos são sempre ótimos, nunca repetitivos. Você, além de treinar muito, escreve muito bem.
    Abraço,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Claudia..
    Muito Prazser, Mauricio..
    Pois é.. acabei parando em seu blog, e de alguma forma a identificação aconteceu. Também estou indo para meu segundo ironman, e querendo melhorar meu tempo. Tb tenho um blog meio que às moscas ultimamente, por pura falta de tempo, já que ano passado além de estar inscrito no iron, tb decidi voltar a estudar e acumulou já com as cargas diárias de trabalho e familia... Mas só estando na pele para entender o que de fato, não se tem uma explicação lógica.
    Este ano estou treinando a planilha do ironguides e tenho um ótimo professor da faculdade me dando um suporte, meio que de gurú... sem se intrometer nos treinamentos... Diferente do ano passado, essa planilha quase não tem "off's" e regenerativos... essa semana me dei dois dias de off e me programei para o regenerativo... Parabéns, vc escreve super bem e de forma muito agradável. Bons treinos e força ai que a pegada é forte.

    ResponderExcluir
  4. Claudia, seus relatos sempre sao bem vindos.
    E o cheiro do rio pinheiros na ciclovia? Nem m toquei qdo vc falou q treinava ali.
    Acho um otimo lugar pela logistica e seguranca.
    Valeu

    ResponderExcluir
  5. Interessante isso,quando completamos o 1º iron é uma festa,já o segundo tem uma certa cobrança.Mas é uma cobrança nossa,não tem ninguém te pedindo para fazer mais rápido,mas nos sentimos no dever de fazer mais rápido.E é isso que me motiva a treinar cada vez mais forte e é isso que estou sentindo no seu relato.Como sei que vc corre muito,acredito que a bike mais forte vai fazer vc melhorar muito o seu tempo,além de te deixar mais inteira,para sua prova mais forte que é a corrida.Excelentes ventos sopram vc, para a vaga no Hawaii esse ano.Estarei torcendo in loco por vc.Vou gritar muito viu,rsrsrs.Bjs Clau.

    ResponderExcluir
  6. Força de vontade é coisa que em geral todos que somos apaixonados pelo triatlo temos...
    Por isso acredito que logo logo vai sentir mais motivação assim que seu corpo adapetar ao sacrificio isso passa e depois até da gosto treinar...
    Boa sorte e bons treinos...

    ResponderExcluir
  7. Claudia,

    Parabéns pelo blog. Os textos são ótimos!

    Bons treinos!

    Abs,

    Gil

    ResponderExcluir
  8. Oi Cláudia !
    Bom ter notícas dos treinos desse ano.
    Realmente a coisa vai evoluindo e vamos ficando mais atrevidos nos objetivos...

    Se tiver vontade de escrever, escreva, é sempre bem vindo. Cada prova é diferente, tem treino que merece, outros não...

    Abraço e até maio !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Claudia,
    continuo leitor assíduo do seu blog, aprendo muito com suas postagens.
    Bons treinos e muita força nesta reta final de preparação para o Iron.
    Abraço.
    Jorge Monteiro

    ResponderExcluir
  10. Claudia,
    Achei muito oportuno este seu ultimo post... Caiu bem para o meu momento. Grato.

    Wladimir
    http://www.triathlonsemgluten.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós. Escreva-a! Caso queira uma resposta, escreva para clauarat@gmail.com