sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Quem procura...Procura? Ou a perna faltante.

Será que o Y é manco, como diz minha amiga Thelma? Que costela de Adão que nada. No processo de criação, Deus se distraiu e, num acidente cortou aquela perninha.  Mas é justo nela que deve estar a porção de DNA correspondente à capacidade de procurar as coisas. Ou vai ver que o Y é míope de nascença. Não que não saiba procurar, simplesmente não enxerga.
Exemplo?
1.
XY:  Cadê a tesoura grande?
XX: Está na segunda gaveta da cozinha.
(Barulho de gaveta sendo aberta).
XY: Em que lugar? (estamos falando de UMA GAVETA, não de um armário)
XX: Do lado esquerdo.
XY: Não tá aqui! (Note bem: a frase é "Não está aqui" e não "Não estou encontrando")
E lá vai XX. Abre a gaveta, tira um guardanapo de cima, e lá esta ela, a tesoura. E não é pequena.
XY: Ah, mas você não falou que tinha um guardanapo em cima.
2.
XX: Me faz um favor? Já que vai subir, pega os meus óculos que estão em cima da cama?
XY: Claro!  (os XY são, geralmente, muito atenciosos)
Dez segundos depois...
XY: XXiiiisssss! Não está aqui! (Note bem: a frase é "Não está aqui" e não "Não estou encontrando")
XX sobe as escadas vai até o quarto. Em cima da cama, há um objeto preto, uma caixinha. De óculos. XX pega e olha para XY. XY responde ao olhar, indignado: ah mas você não disse que estava no estojo.

3.
Sábado eu estava com dor no meu ombro operado, deitada no sofá da sala, assistindo a um filme. Roi (meu marido e notório XY) perguntou se eu queria um remédio.
Eu: Sim, por favor! Traga a cartela de comprimidos que está no meu criado-mudo. Tem duas pilhas de livros, está em cima da pilha da esquerda. Não está nas gavetas. (Eu sabia que se estivesse nas  gavetas, o manquinho não iria encontrar nunca).
Quinze segundos depois....
XY: Claaau, não tá aqui! (Note bem, mais uma vez: a fase é "Não está aqui" e não "Não estou encontrando").
Visto a tipóia e subo. Adivinha? Está lá. Na pilha da direita? Não. Dentro da gaveta? Não. Caída, atrás do criado-mudo? Não!!! Na pilha da esquerda? Sim!!! Mas então, está embaixo da pilha? Não!! Entre os livros? Nãããão! Está em cima da pilha, com um pequeno sachê cobrindo metade da cartela.
XY: Ah, mas estava escondido!

***
Além disso, suponho também que esteja na tal perninha faltante a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo e, certamente, uma porção da memória de curto prazo.

No domingo, nosso filho Martim tinha um jogo de futsal importantíssimo. Ele é goleiro e costuma fazer a diferença. A partida é no fim do mundo, dobrando a esquina.
Vamos todos assistir.
O técnico, ao ver o Martim, respira aliviado. Então faz a pergunta fatal: trouxe o RG?
Martim olha, aflito, pra mim. Eu olho com poucas esperanças para XY, digo, Roi. Ele não tem pra quem olhar. Não trouxe. Não leu o email até o fim, onde estava escrito "Levar o RG". Ele tenta se justificar, mas não há tempo a perder.
XY, digo, Roi: Vou lá buscar.
Eu: Ok. Seja rápido.
Roi: Onde está o RG?
Eu: Dentro da primeira gaveta do meu escritório, ao lado do computador.
Antes que ele pergunte "onde", sugiro: "Porque você não traz a gaveta? Assim não tem perigo de não encontrar!"
E estava falando sério.
Ele sai apressado.
A partida que antecedia o jogo de Martim, termina. Nada de ele chegar.
Os meninos aquecem, o técnico tenta negociar com a arbitragem. Nada feito.
Meu celular toca. É XY.
"Clau, a chave de casa está com você?"


Definitivamente, este não é um post apenas para esportistas. Mas, me pergunto: como é que vocês, triatletas XY conseguem encontrar as coisas nas sacolas de transição ou mesmo lembrar de tudo que precisa estar nelas?

10 comentários:

  1. Não consigo achar......acabei de ter a comprovação há menos de 1 semana.....KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Espetacular, mesmo sentindo a "tensão" nas suas palavras!

    Próxima prova com sacolas, vou gritar pro XX mais próximo.....KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahaha Clau!!!! hahaha Muito bom!!!!!!!! Aqui em casa sabemos bem como é isso, minha mãe fica doida, e olha que somos somente eu e meu pai. Imagina na sua casa, onde só há uma mulher e varios homens!!! rsss
    Com relação as competições. Você não imagina como é um martírio pra mim. Quando estava namorando era tããão mais fácil. Minha ex sabia de tudo e onde estava tudo. Se eu não estava esquecendo de levar alguma coisa, se todos os itens estavam no carro, se tinha esquecido algo na transição, enfim. Quando fui fazer minha primeira competição sozinho, vc nem imagina como foi.....é até assunto para um futuro post. Sem contar a sensação de desamparo....hahaha.
    As vezes dá vontade de gritar chorando: Preciso de uma mulher pra me ajudaaar!!!!!!!!!!!!!! Por favor!!!!!!!
    Valeu pelo post Claudia.
    e a recuperação? como anda?
    Beijãooo

    ResponderExcluir
  3. Muito boa! (embora eu tenha que confessar que, mesmo sendo xx, vivo perdendo as coisas...)

    ResponderExcluir
  4. Clau!!! Que ótimo texto!!!, me fez rir...,
    e deu até para sentir o desespero do Roi e seu mau humor com essa situação que ainda vai enfrentar inumeras vezes!!!
    O Triathlon me trouxe uma das coisas mais legais: a organização!,
    mas confesso a vc, que as vezes me atrapalho toda e perco muitas coisas dentro da propria casa...rsss

    ResponderExcluir
  5. Fiquei imaginando a sua cara quando o Roi fala: a chave está com você? kkkk
    Aproveitando...seu tenis do Iron que eu deixei com ele , você achou??

    ResponderExcluir
  6. Cadê o botão para eu postar o comentário? Não estou encontrando o 'Postar Comentário' aqui no seu blog... pera aí! Deixa eu chamar a minha esposa... ah! Achei. Pronto.

    ResponderExcluir
  7. Sensacional! Os diálogos lá em casa são exatamente assim! Nunca vi uma reprodução tão perfeita. Só que minha mulher também tem culpa no cartório. Ela diz "pega a carteira que está na bolsa X". Eu abro a bolsa e tem 1000 repartições. Ela, sabendo das minhas limitações de XY não podia dizer "está dentro de um dos bolsos da esquerda"? Eu nunca acho o que ela me pede. E ontem mesmo descemos para a garagem do prédio para só então eu me lembrar que a chave do carro tinha ficado em casa.

    ResponderExcluir
  8. Entrei aqui pra ler alguma coisa sobre a recuperação da cirurgia e me deparo com este post hilário.

    Confesso que dou minhas cabeçadas mas não chego a esse nível. kkkk Por outro lado posso dizer que aqui em casa as instruções XX são um pouco mais vagas. Outro dia escutei um: "Môzinho, pegá lá o coisinho pra limpar o negócio aqui. Tá lá no lugar de sempre." Fica difícil, né? rs

    Este post podia facilmente entrar numa crônica Luis Fernando Veríssima! Parabéns!!!

    Shigueo

    ResponderExcluir
  9. Aliás que estou adicionando o seu blog na minha lista de blogs recomendados!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós. Escreva-a! Caso queira uma resposta, escreva para clauarat@gmail.com