domingo, 14 de março de 2010

Um treino longo, pensamentos e os três pretinhos

Ah, antes de qualquer coisa: obrigada a todas as vozes que comentaram meu post "Vozes". Foi muito divertido ler todos os comentários!
Mas vamos ao post de hoje.
Ontem fiz meu primeiro treino longo de verdade. Era pra ter sido sábado passado mas, com  a chuva, ficou meio truncado. Foram 55 na USP e 1h40 de rolo seguida por 5 km debaixo de um dilúvio. Fiquei frustrada. E ansiosa. Afinal, não tinha passado ainda a barreira de 100k em cima da magrela. E os dias estão passando, a data está se aproximando.
Então ontem eram 130km + 6 de corrida.
Dos 100 aos 130, sem escalas. Será que eu iria conseguir?
Fiquei na dúvida se iria pro Riachove, pra USP ou pra alguma estrada. Estrada, só com alguém de muita confiança, ritmo parecido e apoio. Não tinha. Riachove... era uma pedida, mas como a MPR marcou treino lá hoje, no sábado ninguém iria querer ir. E eu não queria deixar pra ir hoje. Não troco mais o certo pelo duvidoso e, além disso, queria um dia off pra descansar e curtir com meus filhos e minha "filhinha adotiva" - Julia (outra hora eu explico) em Itu.  Então só restou a USP.  Mas a USP tem uma vantagem. Por mais chato que seja ficar feito um hamster na gaiola, a gente passa quase o tempo todo acompanhado.
Decidi chegar bem cedo, começar antes da muvuca. Deixei tudo preparado na véspera - principalmente a alimentação e suplementação, que são razoavelmente complexas para um treino desses.
Cheguei antes das 5 da madrugada. Parei em frente à Educação Física, como sempre. Não tinha mais nenhum carro. Levei uns 10 minutos me organizando. Neste tempo, não passou NEM UMA BIKE. Confesso que me preocupei um pouco. A noite estava linda, temperatura a melhor possível. Mas nenhuma alma de duas rodas?
Seja o que Deus quiser, pensei comigo, embora seja uma atéia convicta e praticante. E saí pro pedal.
Comecei a primeira perna atenta aos movimentos à minha volta. Infelizmente, tem histórias de assaltos acontecendo na USP. Embora eu ache difícil alguém se interessar por uma bike tamanho XS, sempre dá pra aproveitar alguma coisa.
No fim da raia, já estava mais tranquila, pois avistei uns três ciclistas passando do outro lado. Relaxei. Comecei a submergir nos meus próprios pensamentos: o ritmo que iria manter, como controlar a hora de comer ou beber, como fazer pra descansar depois... Viajei!
De repente, do nada, do escuro profundo, surgem três cachorros pretos que vêm latindo, a toda velocidade, em minha direção. Que susto. Reduzi um pouco e comecei a gritar com eles, que não se intimidaram. Tentei acelerar, mas um deles engatou o volantão e estava perigosamente perto da minha roda dianteira. Reduzi de novo, gritei, ameacei com as mãos, até que eles desistiram.
Na volta, a cena se repetiu. Na outra ida, eles sumiram. Na outra volta, pareceram de novo, com a mesma animação. Mas aí não me pegaram mais de surpresa. Depois, desapareceram.
Já no meio do treino, junto com mais gente, vi os três passeando, numa boa. Já não estavam mais afobados. Davam um trotinho, trocando uma idéia. Deviam estar comentando sobre o treino que haviam terminado de completar. Certamente estavam satisfeitos com suas performances.
Quanto a mim, terminei meus 130 em 4h27 e depois corri os 6k a 5m05s o km, sem sofrimento.
 As costas chiaram um pouco no final do pedal, mas deve ser absolutamente normal, não?
Fiquei cansada, mas não acabada. Hoje, para minha surpresa, estou inteira. Pronta pra curtir um day off com a família.

6 comentários:

  1. Meu Deus (não de um ateu, mas de um agnóstico....). 130 km. Doi muito????? Sábado corri 30 Km na Aldeia da Serra. Pra mim doeu....Chamo esses treinos de ˜fazer o corpo acreditar que podemos". Cuidado com o cachorros...HAHAHAHAH.

    ResponderExcluir
  2. A muito que nao faço esse tipo de treino... quero dizer...

    ResponderExcluir
  3. Os cachorros assustam mesmo! Uma vez eu vim gritando de longe, eles se assustaram e foram embora aahaha, mas é claro que quem vê, acha que vc é louca......

    ResponderExcluir
  4. Ahhh, então acho que te vi. Eu estava lá nesse horário e tinha acabado de sprintar com os três, quando você me passou no final da Raia. Lá na frente, na volta, eles foram para cima de você novamente. Um sujeito da Race espantou os três com um pedaço de pau e passei sem problemas. Muito bom o seu treino - eu pedalei 4:30, mas fiz uma quilometragem menor (acho que 123 km)e corri mais 30 minutos. Meu problema lá nem é o "efeito gaiola". Fico estressado com o movimento dos carros na Raia a partir de determinado horário e pela condição daquele piso. Por isso, prefiro o Riacho, só que na sexta-feira sempre decido ir para a USP. Vai entender...

    ResponderExcluir
  5. claudiaaaa
    adoreii teu post aki no blog...
    esses cachorros....kkkk...eu sempre os vejo...mas eu amo..do risada....eles vem dar oi mesmo...kkk..parabens pelos 130k.....na usp, eh "facil" com akele monte d gente...empolga ai vai q vai...na rodovia, sozinho, ja tem q ter 1 pouco de equilibrio e amar o q faz...se nao, vc volta no primeiro retorno!!!!...parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  6. No sábado fizemos 130km de mountain bike, mas a maioria foi numa estrada de chão prá lá de ruim, com um sol dos infernos, literalmente.

    A anos atrás eu pedalava por um circuito que demos o nome de "trilha do cachorro louco". A cada 3 ou 4km saía um cachorro maluco de uma casa no meio da estrada tentando nos pegar :-)

    Abraços!
    Rodrigo Stulzer
    transpirando.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós. Escreva-a! Caso queira uma resposta, escreva para clauarat@gmail.com