terça-feira, 9 de março de 2010

Vozes

Não sei se é assim com todo mundo em seu primeiro Iron, mas eu tenho ouvido vozes. Muitas vozes. Não são vozes do além, espíritos ou fantasmas sussurrantes. São vozes mesmo, de pessoas que já fizeram, vão fazer ou, pelo menos, já assistiram à prova várias vezes. Todos têm algo a dizer sobre você ou seu treino. Com as melhores intenções. Algumas vozes faço questão de escutar. Aliás, pago para ouvi-las: do técnico, da nutricionista, ortopedistas. Outras vozes, dos amigos e amigas que fizeram o Iron, eu gosto de escutar. Fazem relatos de suas experiências pessoais, dão dicas, pequenos truques, contam aquilo que funcionou com eles.   Outras ainda, eu não escuto, mas leio - os blogueiros, sites especializados, livros sobre o tema. Aí tem de tudo: informações técnicas, histórias, novidades, treinos. O mais complicado é que, nem sempre, as vozes estão de acordo. Há assuntos em que cada um diz uma coisa.  As pessoas sempre falam a partir de seu ponto de vista, de sua base de conhecimentos, de suas próprias experiências assim, a diversidade de idéias e opiniões não é pequena.
Fora isso, claro, tem a turma do palpite. Que sabe pouco,  fez menos ainda, mas tem opinião de monte. Esses, a gente faz hanhã e ignora solenemente.
Nós, os novatos, estreantes e inexperientes, precisamos ter cuidado com tantas vozes. É sim, útil ter informações e opiniões disponíveis mas é preciso filtrar tudo que se ouve e aprender a escolher quem considerar - dependendo do assunto. Nem tudo discuto com meu técnico, nem sempre acato os meus amigos. E, sempre, é preciso calar essas vozes e ouvir as nossas próprias, ainda que seja para travar um debate interno, ponderar, colocar na balança. A nossa opinião tem de ser muito importante para nós.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ei gostei do post, ouvir opiniões e dicas é muito importante, mas mais importante ainda é saber como usá-las ao seu favor.
    Escute todas, estude todas, analise, perquise, faça tudo ao seu alcançe e por fim só absorva mesmo as que realmente valerem para você, as que sejam verdade e mais do que isso, úteis e aplicáveis para você.
    Grande bju e estarei em Santos dia 28 na 1ª etapa do troféu, se você for eu levo a proteção de sapatilha.
    Bons treinos!!!

    ResponderExcluir
  3. aahhh esses palpiteiros.....eles estão em toda parte. Não é só com você não, Claudia, mas com todo mundo. Ouvimos de tudo um pouco, desde coisas que realmente fazem sentido(dos nossos técnicos e atletas mais experientes) à alguns absurdos completos. As vezes me pergunto se todos são experts, ou eu sou um asno "triatlético".... será que nem sei a diferença entre uma speed e uma contrarrelógio?(agora tudo junto rss)
    É como você mesma disse, algumas pessoas quando opinam, eu escuto, fico quieto e executo, se no fundo minha própria voz depois de por tudo numa balança der ok.
    Mas uma coisa eu sei. Sei que você é uma atleta muito forte e disciplinada e ponderando todas as opiniões fará uma linda prova.
    Estou aqui na torcida!!!
    Bjo e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  4. Belo post, mostra a realidade geral... Bons treinos, sem vozes!!! rsrs

    ResponderExcluir
  5. Concordo: Ouvir sempre, daí o negócio é filtrar e absorver aquilo que realmente se aplica e faz sentido pra vc. Acho quando a gente não tem muita experiência, a tendência é aceitar mais vozes. Depois a gente fica mais seletivo, mas às vezes fica tb mais cabeça dura achando que sabe o suficiente.

    No final das contas é o que um amigo diz: "Eu sou eu, vc é vc e cada um é cada um!" rs

    Beijo,
    Shigueo

    ResponderExcluir
  6. Posso parecer maluca, mas também escuto vozes, principalmente nos treinos longos e solitarios,...duas "vozes internas" me acompanham,como se fossem 2 pessoas completamente diferentes...uma boa e outra má, a primeira sempre me incentiva a continuar,...e por mais cansada que eu esteja,lá está ela me dando uma inexplicavel força! A má,tenta fazer com que eu interrompa o treino a todo custo,como se estivesse sussurando..." ja está bom!, chega! Ta frio!,deixa para outro dia!!!"...que Loucura é essa??? as vezes ela consegue me vencer, mas ultimamente tenho tentado ignorar e sigo em frente!

    Nesta fase de treinos pré Iron, Estou escutando a voz boa com frequencia,...ela tem sido minha maior aliada...
    Espero que me acompanhe para Sempre !!!

    ResponderExcluir
  7. Claudia...
    vivo estas vozes o tempo todos, os sentimentos parecem que são os mesmos independentes de sexo, credo ou cor, somente o que une é o IRON...
    as vezes penso, nossa isto é como un fanatismo coletivo...para reflito e logo entendo, não é a busca do auto-conhecimento, do seu limite ou do limite para supera-lo...
    Após poucas reflexões para esquecer a dor das pernas após os 90 km percorridos, olho a frente e vejo colegas de treino, experientes de IRON no seu ritmo e penso, faço o meu ou sigo o deles...logo sigo firme dentro do meu mundo IRONMAN, escuto, filtro, acato (as vezes não)...
    Porém escutei um comentário que foi unanime...e este acatei piamente!
    ESCUTE SEU CORPO!´
    E isto que faço, esta voz que sigo...

    Bons treinos

    ResponderExcluir
  8. Olá Cláudia. Como sempre, muito legal seu post. Concordo 100% com o Deco aqui em cima. Escutar o corpo é sempre muito sábio! Tá chegando a hora!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós. Escreva-a! Caso queira uma resposta, escreva para clauarat@gmail.com