quarta-feira, 23 de junho de 2010

Existe vida após o Iron

É verdade que dá mesmo uma tristezinha. Mas não chegou a uma depressão. Eu tinha medo dessa hora. Do pós Iron. Um pós parto sem nenê pra cuidar, um pós casamento sem lua de mel.
Tinha dito a mim mesma que não decidiria nada a respeito de outras provas até 30 de maio. Fazer ou não Penha, ir pra Santos nas outras etapas do Troféu Brasil, correr uma maratona...Tudo isso ficou pra depois. E o depois chegou.
As idéias foram e voltaram. Foram de novo. Aos poucos, algumas delas vieram pra ficar.
A primeira: Iron 2011. Já me inscrevi. Essa primeira decisão acabou definindo o resto.
Fazer o Iron é investimento de tempo e dinheiro. Não dá pra me manter no mesmo ritmo de treino e gastos o ano inteiro. Não é nem saudável. Portanto, decisão número 2: de junho a dezembro treinar menos, competir menos, gastar menos. Ter mais tempo e disposição nos fins de semana para ficar com os filhos. Ter mais tempo e disposição principalmente pra cuidar do meu adolescente que, embora seja o mais velho, está caçulinha, pedindo atenção da mãe e é um momento da vida dele que eu não posso vacilar.
Cheguei a cogitar uma ida a Buenos Aires em outubro pra correr a maratona. Além desta que corri agora na prova do Iron, nunca participei de uma. Fiquei com vontade. Mas não queria ter de viajar pra longe, investir em passagem, hospedagem... Infelizmente, a única maratona no Brasil no segundo semestre é a de Curitiba. Seria ótimo, se não fosse a data: 28 de novembro. 
O 70.3 de Penha descartei logo de cara. Teria de voltar a treinar mais intensamente agora e não estou afim. Quero descansar. Além disso, treinei dois anos seguido pra essa prova e, cá entre nós, esta época do ano, frio, é muito mais chata de treinar. Lamento apenas porque este ano vai ser animadíssimo. Vai ter um monte de amigos e amigas participando e isso, pra mim, é uma das coisas que torna a competição mais legal: o convívio antes e depois da prova, com todo mundo falando no assunto, brincando, trocando informações, comentando a prova... Não dá pra ter tudo, sempre.
Troféu Brasil. Como a Thelma escreveu há um tempo no blog dela: encheu! Inscrição cara, não tem chip de cronometragem, camiseta xexelenta, medalha e "trofeio" sem (mais) comentários. Cansei de bater cabeça naquele mar poluído. Pelo menos por uns tempos. E vou confessar: não sei fazer prova curta. Quando começo a entrar no ritmo da natação... hora de sair da água e pedalar. Encaixei o pedal... tá na hora de descer da bike e começar a correr. Começo a apertar na corrida...acabou!
Terceira decisão: fazer Pirassununga, no dia 28 de novembro. Maridão - que já começou seu projeto Iron 2012 - quer correr seu primeiro meio iron lá. Vamos juntos, é barato, não é tão longe, a prova é bem organizada e já é uma distância que me agrada mais. Sem contar que a camiseta, a medalha e (Oxalá!) o troféu são de bom gosto e qualidade!
Assim vou conseguir descansar e me recuperar totalmente, abrir espaços pra outras prioridades na minha rotina, relaxar um tiquinho a vida espartana, tomar um vinhozinho e guardar um pouco de dinheiro.
Não preciso de competições próximas para me manter motivada a treinar. Voltei aos treinos 4 dias depois do Iron e tenho seguido minha planilha com o mesmo entusiasmo de sempre.  Só que agora o volume de treinos é bem menor.
Estou contente com as minhas decisões. Elas foram amadurecendo aos poucos e percebi que compus um ciclo que tem a duração de um ano.  Gosto dessa maneira de organizar a vida numa rotina, mas numa rotina que tem variações. Gosto de ter esse planejamento longo que tem coisas pra acontecer lááá pra frente, mas que, ao mesmo tempo, também vão acontecendo um pouquinho por dia. Entendo que este tempo menos intenso vai ser importante quando chegar o período mais intenso. Gosto dessa diversidade.
Pode ser, é claro, que as coisas mudem e que eu precise reorganizar minha vida e prioridades. Isso sempre pode acontecer na vida de qualquer um. No meu caso, 2011 é um incógnita do ponto de vista profissional e, portanto, financeiro. Mas vou vivendo a cada dia com meus planos e metas a me guiarem.
Então, só pra não ser incoerente e não deixar de tocar no título deste post, SIM, existe vida após o Iron. Uma vida em que o Iron continua a ser um dos principais eixos organizadores, ainda que não seja a prioridade do momento.

6 comentários:

  1. 2 ou 3 dias sem um post aqui já desanima... muito bom ler suas palavras novamente.

    Sei que não ajuda muito, mas a Maratona de Curitiba está agendada para 21/11 e não 28.

    Felicidades a você e sua Família!!!

    Rafael Lessa - Curitiba

    ResponderExcluir
  2. É isso aí. Não dá para matar um leão por dia todo dia a vida toda. De vez em quando tem que dar um refresco.
    Bons treinos!
    Sérgio Melo
    http://correndocomsaude.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Sábias decisões.Vc vai arrebentar em 2011,pódio,vaga pra kona e os escanbau.O que mais gostei é que vc estará em Pirassununga.Vai ser muito legal,vc vai adorar a prova e vai ser uma alegria te ver novamente.Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Claudia, parabéns!!!!
    Ainda bem que eu li quase tudo de uma vez, aí não precisei ficar ansiosa, como pude observar nos comentários da galera ;-)
    O tilt da semana anterior, os perrengues de hospedagem, o vídeo “Give it to Me” (“Die another day” tb é ótima – rs!), a família toda, a prova, o pós prova. As fotos estão lindas também!
    Deu tudo certo, como tinha que ser.
    Fico contente de ter acompanhado, foi uma aventura e, como num livro ou num filme, de certa forma nos transportamos para lá, junto de você.
    Só que no fundo, para mim, fica mais o exemplo da mulher, profissional, mãe de 4 filhos, amiga e que tem tempo e disposição para fazer este nosso esporte, que é F$&#!!!!!! Inspirador.
    Continua escrevendo!!!!! bjs

    ResponderExcluir
  5. Quero ver você inovar e colocar o relato do Iron 2011 em 16 partes :-)

    Abraços!
    Rodrigo Stulzer
    transpirando.com

    ResponderExcluir
  6. Clau!!! Incrível acompanhar toda essa história desde o começo, ou quase do começo.
    Como disse, foi tudo como um daqueles livros incríveis, que quando chegamos ao final dá aquela sensação estranha. Quase uma saudade.
    Agora só nos restam duas coisas.
    Ler tudo de novo, ou esperar pelo segundo.
    Acho que vou ler tudo de novo.
    Bjão

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós. Escreva-a! Caso queira uma resposta, escreva para clauarat@gmail.com