sábado, 5 de junho de 2010

Iron 2010, diário de uma insanidade ou 11 horas 35 minutos e 17 segundos que levaram quase um ano pra acontecer



Parte 4 (partes 1, 2 e 3, abaixo)

Finalmente chegou o dia.
A noite foi mal dormida. Demorei pra apagar e acordei às 2h30 completamente acesa. Até dormir de novo, custou. Tentei mentalizar a prova algumas vezes, mas sempre acabava me distraindo com algum detalhe e nunca chegava nem ao fim da bike.
Precisamente às 4h05 o despertador tocou. Ou, pra ser mais exata, OS DESPERTADORES tocaram. Não queria correr o risco de perder a hora e ter de me arrumar no afogadilho. Gra e Roi iriam me pegar às 4h30.
Acordei na hora que o sono tinha acabado de se aprofundar. Normal. Mesmo assim, pulei da cama e comecei a me aprontar. Primeiro de tudo: banheiro. Um sanguinho indicava que a menstruação poderia vir a qualquer momento mas, se não tinha descido até aquela hora, dificilmente, com todo o esforço que faria, desceria no meio da prova. Eu estava salva.
Resolvi todos os assuntos de toilete. Até pra isso eu treinei!

Precisava comer. Inicialmente tinha pensado em fazer um macarrão mas, já na noite anterior vi que não era uma boa idéia. Não desceria. Então parti pras bisnaguinhas com geléia. Perfeito. De repente, me veio uma crise. Tinha colocado pouca geléia nas bisnaguinha que iria levar! O que fiz??? Abri uma por uma e coloquei mais geléia!

O tempo não parecia muito frio. Vesti o chip e o top e a bermuda com os quais iria fazer toda a prova. Nada de por roupa seca depois da natação.

Meus acompanhantes chegaram e, de chinelinho no pé, sacola branca na mão com roupa de borracha, touca da prova, óculos, gel, garrafinhas de suplementos e comidinhas, caminho da roça. Ou melhor, caminho da raça.
Ajustes finais

Conseguimos uma vaguinha na porta da transição. Entrei pro body marking - pintura corporal parece coisa de ritual indígena... Mas talvez seja mesmo apropriado. Infelizmente "minha fotógrafa" não estava lá neste momento, mas o Roi registrou o momento com o celular:





Fui até a bike, tirei a capinha, coloquei algumas das comidas na bento box e fui em busca de uma bomba. Encontrei o Rodrigo Zerlotti, atleta da Ironminds,  que me levou até a tenda dos mecânicos e me recomendou pro "Pezão", dizendo que eu era "gente fina, pode tratar bem!". Também deu a dicade não encher demais pois esperávamos encarar uma chuvinha e com 200 libras na roda da frente, pesando apenas 50 kg, o risco de um chão não é desprezível.
Levei a bike de volta pra casinha e fui pra tenda.
Lá peguei as meias de compressão da sacola da bike e decidi vestir. Sábia decisão. Coloquei as comidinhas na sacola da bike e fui até a sacola da corrida pra colocar as garrafinhas de accelarede que deveria ir no cinto de hidratação. O que eu NÃO FIZ: deixá-las já encaixadas no cinturão. Teria sido um tempo a menos na T2.
Encontrei a Nilma e ficamos juntas naquela excitação nervosa, zanzando de um lado pro outro, passando protetor, ficando com vontade de fazer xixi, a boca seca, o coração com taquicardia.
Saímos da área de transição, encontramos Roi e Gra e fomos rumo ao El Divino, restaurante de frente de onde se dá a largada.





Surpresa
No caminho uma brisa de maconha soprava no ar. Maconha. Dá pra acreditar? Quem precisa de outra droga além de endorfina, ali?
Fomos até o restaurante pra vestir as roupas de borracha e finalmente ir pra largada. Achei que tinha esquecido do gel da natação, mas não, estava na sacola com o marido. Tomei o gel às 6h30 e fiquei bebericando água até a largada. Também belisquei umas gominhas e comi até um bisnaguinha.
Nilma me deu um creminho da Natura que, segundo ela, era o the best para escorregar a roupa de borracha. Não passei o suficiente nos braços e acabei também não passando o meu bom e velho condicionador. Por outro lado, não esqueci de passar o bodyglide na nuca.
Estávamos lá, na maior função passa creme, veste roupa de borracha, testa óculos, quando minha turma chegou. Nem acreditei que conseguiria vê-los antes da largada! Imediatamente o Martim abre seu casaco e me mostra sua camiseta. Uma foto minha, correndo! Todos - marido, sogro, sogra, mãe, outros filhos (e o pai que estacionava o carro) estavam uniformizados! Não acreditei. Nas costas, os dizeres:
Na foto, o Felipe, colega de MPR, está lendo a camiseta da minha mãe.

Fiquei emocionada com a surpresa. Não estava esperando e aquilo me deu mais energia ainda.
Abracei e beijei todos e começamos, Nilma e eu, a nos encaminhar pro tapete onde você precisa passar para registrar sua entrada na área de largada.
No caminho, uma muvuca. Tinha uma passarela de madeira e alguns espectadores lá se acomodaram, diminuindo a passagem que já era estreita. pra piorar, tinha gente vindo no sentido oposto, não sei se dirigindo pra onde.
Apertadas e vagorosas, fui gritando "um passinho à frente, por favor, que nós vamos descer no próximo!", pra abrir caminho. Atrás de nós, tinha um que esbravejava "Dêem passagem para os ATLETAAAAAS! Passagem para os ATLETAAASSSSS!"
Mais um last kiss no marido, abraço no sogrão, na sogra, mãe, beijos em cada filho, abraço na madrinha de Iron, Gra. Só faltou o pai! E vamos nós.
O dia começava a raiar, vermelho. Helicópteros. Dor de barriga.
Nilma ao lado, todos começam a se desejar boa prova, boa sorte. No microfone, o locutor está bravo com o pessoal que não vem para trás do pórtico. Serão desclassificados, ameaça ele.
Não é preciso. Às 6h55 o sol desponta. Às 7h01 é dada a largada.







3 comentários:

  1. Muito legal toda a sua narrativa! Espero que tenha uns 15 capítulos!

    Abraços!
    Rodrigo Stulzer
    transpirando.com

    ResponderExcluir
  2. Krak tá muito boa sua história do Iron, tá melhor que assistir LOST, hehehehe, quando você menos espera termina e fico pensando como que vai ser o próximo capítulo.
    Tá show mesmo, vai dar pra escrever um ótimo livro depois. Ao contrário da carreira de cantora, a de escritora você se daria muito bem.
    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Leio seu blog faz algum tempo, nunca comentei.
    Seus relatos são ótimos, quando acabo de ler dá vontade de ler mais e mais novos posts.
    Parabéns pelo iron e pelo blog!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós. Escreva-a! Caso queira uma resposta, escreva para clauarat@gmail.com