domingo, 6 de setembro de 2009

Team Dean


Acabei de ler “O Ultramaratonista” (ou, em inglês, “Ultramarathon man: confessions of an all-night runner”, de Dean Karnazes. Foi o Borejo que me emprestou (aquele colega de treino que me emprestou o “Becoming an Ironman”).

Comecei ler uns dias antes de ir para Penha e o livro acabou sendo uma ótima pedida para antes da prova. Inspirador. Karno, como é chamado pelos amigos, é um corredor obsessivo e um bom contador de histórias. Somos convidados a acompanhá-lo em suas incríveis façanhas: correr a noite inteira sem parar (e pedir uma pizza para ser entregue no meio do caminho), correr por cem milhas subindo e descendo montanhas de até 3 mil metros em menos de 24 horas ou terminar uma maratona em pleno pólo sul. Nos detalhes de seus relatos quase sentimos a exaustão. Muitos perguntam: por que você faz isso? Pergunta essa que muitos de nós, triatletas amadores, ouvimos. A resposta não é simples nem direta e ele a responde de muitas maneiras em diferentes trechos do livro.

Também como nós, amadores, Karno tinha (pelo menos ao escrever este primeiro livro) seu trabalho das 9h às 17h, mulher e filhos pequenos. E ele é muito franco quando fala do delicado equilíbrio necessário para compor todas essas dimensões da vida, das renúncias e sacrifícios e de certa dose de egoísmo que existe em quem treina com tanto afinco. É bom a gente perceber que não esta sozinho nas loucuras!

Bem... estava eu, semana passada, totalmente apaixonada pelo livro e seu autor, comentando com Deus e o mundo quando recebo um email do site ativo.com com os seguintes dizeres:
Desafio 24 horas – com Dean Karnazes.

Resumo da ópera: o ultramaraonista estará em São Paulo nos próximos das 12 e 13 de setembro para lançar seu novo livro (“50 maratonas em 50 dias”). Para isso, fará uma corrida de 24 horas por 116 km em ruas e parques de São Paulo. A loja The North Face fez a seguinte promoção: os autores das 100 melhores frases respondendo “porque devo correr com Dean Karnazes” poderão estar com ele na largada e na chegada do Desafio e, o melhor, poderão escolher um trecho de 21 kms para correr com ele.

Na mesma hora, entrei no site, fiz o cadastro e respondi a tal pergunta. Pra dizer a verdade, achei que era por sorteio ou por ordem de inscrição e nem me preocupei em escrever uma frase muito inspirada. Só depois é que fui ver que seriam selecionadas as cem melhores respostas. Aí fiquei desapontada, porque poderia ter escrito algo melhor.

Mas eis que na sexta-feira, antes de dormir, recebo um email com os seguintes dizeres: “Parabéns! Sua frase foi escolhida e você participará do desafio 24 horas com Dean Karnazes”.
Fiquei saltitante feito uma pipoca na panela. Nem dormi direito. Não sei ainda como vai ser esta história, mas, pelo que entendi, serão poucas pessoas por vez que correrão cada trecho. Escolhi o trecho que começa na Avenida Paulista, às 4h30. Quero ver o sol raiar na cidade adormecida, correndo ao lado de uma das figuras mais interessantes, inspiradoras e influentes do mundo dos esportes.

Prometo contar cada detalhe.

Um comentário:

Sua opinião é muito importante para nós. Escreva-a! Caso queira uma resposta, escreva para clauarat@gmail.com