sexta-feira, 21 de agosto de 2009

24 dicas para principiantes

Não me considero uma pessoa tão experiente assim, mas talvez até por isso, consigo me colocar na pele de alguém que está fazendo sua primeira prova de short triathlon e dar uns toques úteis.
Vai aí uma tentativa de ajudar os iniciantes:
1. Comece a fazer seu check list uns dois dias antes da prova. Segue abaixo uma sugestão de lista. Na véspera, deixe tudo separado.
2. Hidrate-se na véspera, mas não exagere. Se você ingerir muito líquido depois das 17h30 – 18 horas, é provável que tenha de acordar algumas vezes no meio da noite pra fazer xixi e aí, baubau pras horas de sono tão necessárias.
3. Imagine todas as etapas do dia da prova: desde o momento de acordar até o cruzamento da linha de chegada. Não precisa ser em “tempo real” mas é bom que você consiga pensar o máximo de detalhes.
4. Se for usar roupa de borracha, leve um condicionador vagabundo para passar no corpo – isso facilita na hora da transição – a roupa escorrega numa puxada só!
5. Leve uma fita, sacola ou outra coisa de cor berrante que possa ser amarrada perto da sua bike. Caso não haja um lugar onde amarrar, procure um ponto de referência que possa ser fácil de identificar. Assim, quando você estiver saindo meio zonzo da natação, corre menos risco de passar batido por sua bike.
6. Deixe sua bike numa combinação de marcha leve para poder sair com mais facilidade.
7. Organize suas coisas na transição do modo que achar mais prático e rápido para você. Verifique desde a posição do capacete na bike, até, por exemplo, se prefere colocar a faixa com o número de peito em cima ou embaixo do tênis.
8. Passe um bom protetor solar. Mesmo que um pouco saia na água, é sempre melhor do que nada. Só não passe na testa. Pode escorrer e entrar nos seus olhos.
9. Costumo colocar um pouquinho de vaselina na boca do tênis e da sapatilha pra deslizar na hora de calçar. Também é bom usar vaselina ou bodyglide na nuca, axilas e virilhas para evitar assaduras.
10. Não se preocupe com o frio. Na maioria das vezes a adrenalina é tão poderosa que só percebemos a temperatura logo na largada.
11. Quando a natação for no mar, observe como pessoas mais experientes que você estão se posicionando em relação à primeira bóia, ou pergunte para quem conhece como está a correnteza, de modo que você possa usá-la a seu favor.
12. Caso seja um nadador rápido e com experiência de competir no mar, posicione-se mais à frente. Se não, deixe a boiada estourar e vá na sua. Pode ser muito aflitivo sair nadando no meio daquela muvuca!
13. Tente não perder a bóia de vista. A cada 7 ou 8 braçadas levante a cabeça e tente visualizá-la. Infelizmente não há aquela faixa pintada no chão pra gente seguir o caminho... Seguir os outros pode ser frustrante. Se o primeiro erra, tooodo mundo erra.
14. Se possível, não engula água. Mas se isso não puder ser evitado e a água entrar na sua garganta, engula de uma vez, sem medo de ser feliz!
15. Saindo da água, abaixe a roupa de borracha até a cintura e vá embora!!
16. Na corrida dentro da transição, vá chamando por ajuda para tirar a roupa de borracha. Os voluntários às vezes marcam touca. Não custa nada intimá-los “ajuda! ajuda! ajuda!”.
17. Chegando à sua bike, sente-se e jogue as pernas pra cima. O voluntário deverá saber puxar sua roupa de uma só vez.
18. Durante o pedal, não se esqueça da hidratação. No caso de uma prova curta não é preciso levar muito coisa. Uma caramanhola é mais do que suficiente. Nem precisa estar cheia. Mais do que isso, é peso morto que você vai carregar.
19. Atenção aos fiscais! Triathlon é, na maioria das vezes, uma prova de contra-relógio na qual o vácuo não é permitido. Infelizmente muita gente faz uso deste subterfúgio e, por outto lado, há muitos fiscais inexperientes, que não sabem quando é, ou não, vácuo. Portanto, fique esperto e jogue limpo pra não ser penalizado!
20. Antes de terminar o percurso da bike, coloque uma marcha mais leve para girar e deixar a perna mais solta. Isso facilitará o início da sua corrida.
21. Na corrida, o primeiro quilômetro pode ser meio esquisito. Parece que a perna está meio fora do lugar. Às vezes leva um tempinho pra encaixar. Não se preocupe. A sensação passa e aí você pode entrar num ritmo um pouco mais forte.
22. Mesmo que esteja cansado, pense “agora falta pouco”! Afinal, você já fez mais de 2/3 da prova.
23. Hidrate-se no começo da corrida e em todos os postos se estiver quente.
24. Festeje sua chegada!
Sugestão de checklist
Natação
  • Óculos
  • Roupa de borracha
  • Touca da prova
  • Condicionador
Pedal
  • Capacete
  • Sapatilha
  • Óculos de sol
  • Caramanhola
  • Alimentação
Corrida
  • Nº de peito numa faixa ou preso a uma camiseta
  • Boné
  • Tênis
Geral
  • Protetor solar
  • Vaselina/bodyglide
  • Roupa seca pra depois da prova
  • Gel
  • Máquina fotográfica pra tirar uma foto sua no pódio
Esqueci alguma coisa? Sim! have fun!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Escreva-a! Caso queira uma resposta, escreva para clauarat@gmail.com