segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Síndrome pré-prova - sintomas

Quase não consegui blogar hoje. Michelle Obama e Black, a albina, nossas coelhas de estimação, invadiram meu escritório e roeram o cabo do teclado. Resultado: ele não funciona. Peguei então o teclado do Theo emprestado, e aqui estou eu.
Já estou com a síndrome pré-prova. Você conhece? Eis alguns dos sintomas:

- Déficit de atenção. Você começa a fazer uma reunião, a pessoa à sua frente fala seriamente sobre a proposta de modificação do projeto que ela enviou ao jurídico mas ainda não teve uma resposta. Isso, continua ela, vai implicar num atraso no cronograma e o tempo está ficando curto. Tempo! Quando ela diz esta palavra, você começa a viajar (“tempo... que tempo será que vou fazer em Penha? Será que vai ser melhor do que no ano passado?”). A pessoa continua a falar. Você permanece impassível, com cara de paisagem interessada, mas está lááá em Penha.

- Conversa monotemática. “Bom dia, tudo bem?” diz alguém por educação, no elevador da empresa. “Tudo”, diz você, “mas eu estou com uma dorzinha no calcanhar, sabe? Não sei se vou poder fazer bem a prova no sábado, sabe? Porque no ano passado bla bla bla...”, continua você, para o espanto do motoboy que veio fazer uma entrega.


- Pesadelos com a hora da largada. Você está lá, mas esqueceu os óculos de natação. Ou não consegue chegar na praia. Ou não sabe onde diabos foi parar sua bicicleta. Terrível!


- Produção obsessiva de listas. Este é um sintoma clássico, associado ao medo de esquecer alguma coisa. Sou acometida por ele mesmo quando vou fazer uma provinha de 10 k. Ontem fiz 8 listas com os seguintes títulos: “de vestir”, “de ingerir”, “de passar”, “também não esquecer de”, “comprar antes de ir”, “sacola transição bike”, “sacola transição corrida”, “sacola natação”. Ta bom ou quer mais?


- Encanação redobrada com a alimentação. Será que não comi de mais? Será que não está faltando carboidrato nesta refeição? Xii, exagerei no doce! Será que não vai me dar um piriri??


- Dúvidas sobre a preparação. Você começa a se questionar sobre seus treinos: será que treinei o suficiente? Não deveria ter feito mais subidas além das 189 Químicas que fiz na semana retrasada? Meu volume de 70 kms por semana foi suficiente? Eu não deveria ter treinado mais vezes com a roupa de borracha? Não é aconselhável compartilhar esses delírios com seu técnico. Ele é capaz de deixar você sem condições de fazer a prova se souber disso.


- Contusões e doenças. Pisou no tapetinho do banheiro e ele deslizou? Você já se imagina caindo e quebrando o cóccix! Espirrou? Você já teme que seja uma pneumonia dupla (não tem tripla?), uma tuberculose ou (já pensou?) a gripe suína. Válido também para doença de filhos. E se um deles fica doente? Imagina a culpa da mãe judia! Largar o coitadinho com dor de barriga com o pai pra ir competir como amadora?


- Consulta diária à previsão do tempo. E olha que não é a da Josélia. Mas todo o dia a gente olha pra ver se não vai chover, se vamos sofrer com o vento ou se vai estar um sol de torrar. Como se tivéssemos algum poder de mudar o clima ao tomar conta dele assim, tão assiduamente.


Brincadeiras à parte, gosto muito de entrar neste clima pré-prova. Começo a descansar minha cabeça das coisas sérias do cotidiano e a me concentrar nas minhas oito listas e nas providências que tenho de tomar. Claro que dá ansiedade, receio de não conseguir preparar tudo a contento. Nisso, a idade e a experiência pesam a favor. Faço um planejamento e busco me organizar com antecedência suficiente não só para fazer as coisas com calma, mas, principalmente, para poder lidar com os imprevistos que, invariavelmente, acontecem.
Então é isso. Se eu não escrever mais esta semana é porque estou monotemática ou porque estou ocupada com a preparação.


3 comentários:

  1. Clau,fiquei ansiosa só de ler! Mas vc esqueceu um ítem: INSÔNIA!! ahahaah
    Acordar antes do despertador pelo menos 45 min, não conseguir se alimentar direito no café da manhã...nossa...quanta coisa!!

    ResponderExcluir
  2. Puxa ... voce nem transpareceu tudo isso lá em Penha...

    Já eu : dor de garganta, febra, espirro, dedão inflamado - santa psicologia, né mummy?

    ResponderExcluir
  3. Hahaha! Imagina no Iron! Você vai pirar. Principalmente com as listas. Eu achei a logística do Iron muito mais difícil que fazer uma maratona depois de pedalar 180k...e não estou exagerando! hehehe

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós. Escreva-a! Caso queira uma resposta, escreva para clauarat@gmail.com