quarta-feira, 15 de julho de 2009

Como tudo isso começou? (Parte 2 e 1/2 - Disciplina)

É difícil dizer como, onde e porque tudo começou. O episódio com a seleção de vôlei da escola certamente deixou uma marca a ser superada. Mas, ao longo da minha vida, vejo várias peças dispersas desse quebra-cabeça que, montado, forma o caminho que me levou ao triatlon e, espero, me leve a completar o ironman.
Algumas peças são óbvias, saltam aos olhos. Outras não são tão evidentes.
Não sei localizar, por exemplo, de onde vem tamanha disciplina. Uma coisa eu garanto: não nasci com ela e nem aprendi na infância. Foi algo conquistado pouco a pouco, já na vida adulta.
Talvez as gestações tenham contribuído. Afinal, em nome de algo maior, tive que controlar a alimentação, diminuir a bebida, dormir bem. Gostei disso.
Talvez a disciplina em si seja um desafio. Assim, cada um desses sacrifícios que a gente faz, vira uma pequena meta, uma prova de que sou capaz de:
- não beber mais que uma taça de vinho,
- acordar as 4:30 e ir treinar mesmo na madrugada mais fria do ano;
- ir correr mesmo que esteja começando a chover;
- sair mais cedo da festa para ir dormir cedo.
Assim por diante.
Quando a gente percebe que consegue, dá uma satisfação, do tipo “sou eu que mando em mim”.
E tem também aquele general que todos temos (outro dia o chamei de hitlerzinho) e que coloquei jogando a meu favor. Todos nós temos uma vozinha interna que dá ordens, condena, pune. Geralmente, este “ser” é um saco, só serve pra nos fazer sentir culpados, em dívida ou estúpidos. Em algum momento consegui dar a ele um lugar ao sol. De vez em quando, ele se mete onde não deve, mas, no geral, tem sido um grande aliado.
Uma vida disciplinada é uma escolha. No meu caso, não foi uma escolha feita do dia pra noite. E é uma escolha que refaço a cada dia. Tem preço. E tem recompensas.

Um comentário:

  1. Como um blog pode fazer um ser se interessar por um assunto nunca antes valorizado... ok, ok, você venceu...



    Esta modalidade extremamente exigente de triatlo foi proposta pela primeira vez pelo comandante da marinha americana John Collins e sua esposa para encerrar uma discussão surgida durante a cerimônia de premiação de uma prova de corrida do Havaí sobre qual seria o atleta mais resistente: nadadores, corredores ou atletas de outras modalidades. Eles sugeriram combinar três provas já existentes que deveriam ser completadas sucessivamente a saber: the Waikiki Rothwater Swim que compreendia aproximadamente 3,8 km de natação, a the Around-Oahu Bike Race que originalmente acontecia em dois dias e percorria aproximadamente 180 km de bicicleta e a Maratona de Honolulu. Collins então disse: "Quem terminar a prova em primeiro lugar será chamado o homem de ferro".[1]

    No dia 18 de fevereiro de 1978, em pleno verão havaiano, ele e mais 14 pessoas realizaram a primeira prova Ironman, após tempo dado para treinarem.

    Uma simples brincadeira deles, que eles não tinham noção da proporção que essa prova iria tomar futuramente!

    Até mais ou menos metade da maratona John Collins liderava a prova. Mas essa altura Gordon Haller assumiu a liderança, vencendo a prova e tornando o 1.º IRONMAN de todos os tempos!

    O primeiro "homem de ferro" nadou os 3,8 km em 1 hr e 20 min pedalou os 180 km em 6:56 h e finalizou com uma maratona em 3:30 h, totalizando 11:46:40 h de prova. Dos 15 participantes que iniciaram, 12 completaram a prova.

    O evento que transformou o Ironman e o tornou famoso aconteceu em 1982, graças ao programa "Wide World of Sports", da NBC Americana. Naquele ano, o programa mostrou o drama da prova feminina, quando Julie Moss e Kathleen McCartney disputaram a vitória até a linha de chegada, com McCartney ultrapassando Moss a meros 15 pés (aprox 25 metros) da linha de chegada. As cenas das duas atletas sucumbindo às caimbras, caindo repetidas vezes, tentando vencer a fadiga, em um espetáculo de superação e drama, correram os Estados Unidos e tornaram o Ironman famoso em todo o mundo.

    O episódio Moss-McCartney transformou o Triatlo. Em 1982 apenas 386 atletas estavam inscritos no Ironman. Hoje, mais de 25 anos depois, cerca de 200.000 pessoas competem em provas de triatlo nos Estados Unidos apenas (fonte: USA Triathlon).

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós. Escreva-a! Caso queira uma resposta, escreva para clauarat@gmail.com